

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP), divulgou nesta sexta-feira (17) o mais recente boletim de balneabilidade das praias de Salvador. O levantamento indica que 15 trechos da capital estão impróprios para banho neste período, que coincide com o feriado prolongado do Dia de Tiradentes. O monitoramento é realizado com base em análises semanais da qualidade da água ao longo da costa baiana.
A balneabilidade refere-se à qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário — atividades em que há contato direto e prolongado com a água, com possibilidade de ingestão. No estado, o acompanhamento segue os critérios definidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
As análises utilizam como indicador a bactéria Escherichia coli, cuja presença aponta para contaminação fecal recente, de origem humana ou animal. Embora não seja necessariamente patogênica, sua detecção sinaliza a possibilidade de outros microrganismos associados à poluição.
As coletas são realizadas semanalmente, no período da manhã, em pontos com maior concentração de banhistas. A classificação considera um conjunto de amostras obtidas ao longo de cinco semanas consecutivas, o que permite identificar variações na qualidade da água e orientar o uso seguro das praias.
“A avaliação da balneabilidade é contínua e baseada em um conjunto de amostras coletadas ao longo de semanas consecutivas, o que permite identificar tendências na qualidade da água e orientar a população sobre os locais mais adequados para o banho”, explica Greice Ximena, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Inema.
Praias impróprias em Salvador
De acordo com o boletim, os seguintes trechos estão impróprios para banho de mar nesta semana:
São Tomé de Paripe – Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia
Tubarão – Em frente ao conjunto habitacional Vila Mar Azul, próximo à antiga fábrica de cimento
Periperi – Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea
Penha – Em frente à barraca do Valença
Bogari – Em frente ao Colégio da Policia Militar da Ribeira
Bonfim – Ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia
Pedra Furada – Atrás do Hospital Municipal do Homem, em frente à ladeira que dá acesso à praia
Boa Viagem – Ao lado do Forte de Monte Serrat, em frente ao muro lateral da antiga sede do Inema, junto à escadaria de acesso à praia
Contorno – Na Av. Contorno, entre o Restaurante Amado e a Bahia Marina
Rio Vermelho – Em frente à Travessa Bartolomeu de Gusmão e próximo à escada de acesso à praia
Rio Vermelho – Em frente ao Largo de Santana e próximo à escada de acesso à praia
Boca do Rio – Em frente ao posto Salva Vidas
Patamares – Em frente ao posto Salva Vidas, próximo ao antigo Coliseu do Forró.
Placaford – Em frente ao posto Salva Vidas
Itapuã – Em frente à Sereia de Itapuã
Foto: Matheus Lemos/ASCOM



