

Depois de uma consultoria de sucesso junto à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) no projeto Rota dos Engenhos da Bahia, Raimundo Freire — conhecido no setor como “o bruxo das cachaças” — prepara um novo capítulo em sua trajetória profissional.
Com mais de uma década dedicada ao universo da cachaça brasileira, Freire embarca para São Paulo, onde integrará o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da Rota das Cachaças Paulista ProDrinks, iniciativa que promete estruturar, promover e posicionar os engenhos paulistas dentro de uma estratégia moderna de turismo de experiência.
A mudança exigirá presença em solo paulista pelos próximos meses. Trata-se de um projeto estratégico, que demanda planejamento técnico, articulação institucional e construção de narrativa cultural — três frentes nas quais Freire construiu sólida reputação.
“Será um desafio e um prazer levar para São Paulo os conhecimentos adquiridos ao longo de minha trajetoria dedicada à cachaça, somados à experiência aplicada no projeto Engenhos da Bahia”, afirma.
A ida para São Paulo não representa afastamento, mas sim expansão de fronteiras. É a Bahia exportando inteligência técnica. É o Nordeste compartilhando metodologia. É a cultura da cachaça atravessando estados com planejamento, visão e propósito.
Durante este período, suas atividades locais serão temporariamente reduzidas, em função da dedicação ao novo projeto. Mas, sempre que possível ele estará em Salvador, fazendo o que sabe fazer melhor com as cachaças baiana.
A expectativa é que o intercâmbio entre as experiências da Bahia e de São Paulo fortaleça ainda mais o setor em âmbito nacional.
Raimundo Freire não está saindo. Está ampliando o mapa.
E quando o mapa cresce, todos crescem junto.
Foto: Arquivo pessoal