

A ferrovia Transnordestina atingiu 80% de execução na primeira fase das obras e deve ser totalmente entregue até 2027, segundo o governo federal. Com 1.206 quilômetros de extensão, a megaestrutura atravessará 53 municípios em três estados do Nordeste.
Considerada estratégica para o escoamento da produção regional e fortalecimento da logística nacional, a obra soma investimento de R$ 14,9 bilhões. A fase 1 já conta com 727 quilômetros finalizados, enquanto outros 326 quilômetros estão em execução.
De acordo com o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, os oito lotes remanescentes estão contratados. “100% dos lotes que chegam até o Porto do Pecém estão contratados. São mais de 3.500 trabalhadores hoje na ferrovia, e alcançamos mais de R$ 120 milhões sendo executados mensalmente em obras”, afirmou.
Após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e licença de operação do IBAMA, trens de carga passaram a circular de forma experimental em trecho de aproximadamente 679 quilômetros entre São Miguel do Fidalgo (PI) e Acopiara (CE), passando por Salgueiro (PE).
Foto: George Braga, Tiago Stille e Carlos Gibaja/Casa Civil