

A sambista Karinah desfilou na noite desta sexta-feira (13) no Carnaval de Salvador 2026. A artista subiu ao trio de Carlinhos Brown, no circuito Barra-Ondina, para um show especial em homenagem aos 110 anos do samba, que é tema oficial da folia baiana este ano. A apresentação contou ainda com a participação da cantora Simone.
Considerada uma das principais vozes femininas do samba na atualidade, Karinah apresentou um repertório marcado por clássicos do gênero e por canções eternizadas por Beth Carvalho, como “Coisinha do Pai” e “Vou Festejar”. A cantora estava acompanhada pela histórica Banda da Madrinha, que é formada por músicos que integraram a trajetória de Beth, com direção musical de Carlinhos 7 Cordas.
No trio elétrico também ecoaram sucessos como “Cada Macaco no Seu Galho”, “Samba pras Moças”, “Ilha de Maré” e “Não Deixe o Samba Morrer”. A música “Ripiei”, mais novo lançamento da artista, composto por Brown, também embalou os foliões. A canção se transformou em um dos sucessos do verão, figurando entre as mais tocadas nas rádios e plataformas digitais. Durante o desfile, Karinah fez questão de lembrar a importância de Tia Ciata, baiana reconhecida como uma das precursoras do samba no Brasil.
“Representar o samba na Bahia em pleno Carnaval é uma grande honra, sem falar que estou aqui com a banda que acompanhou nossa madrinha querida Beth Carvalho, no ano em que se homenageia o gênero e Tia Ciata, que fugindo das perseguições da época levou o samba para o Rio de Janeiro e dali surgiram músicas incríveis. Então, é muita emoção estar nesse lugar representando o samba e elas que também asfaltaram o caminho para mulheres sambistas”, contou a artista que possui cinco álbuns lançados e mais de 25 milhões de streams.
A agenda de Karinah no Carnaval de Salvador começou na quinta-feira (12), quando se apresentou ao lado de Margareth Menezes e Nelson Rufino. Neste sábado (14), sambista segue para shows nos camarotes de Brown e no Expresso 2222. Após a maratona na capital baiana, a cantora vai para o Rio de Janeiro, onde desfila como musa da Estação Primeira de Mangueira, na Marquês de Sapucaí, à frente do último carro alegórico da escola, com fantasia “Raízes do Amapazeiro” assinada por Bruno Oliveira — o mesmo que criou a fantasia de onça de Paolla Oliveira em 2024 — e que apresenta efeitos especiais planejados para causar impacto na avenida.
Crédito: @legoaudiovisual