quinta, 05 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

BYD AFIRMA QUE META É ATINGIR 50% DE NACIONALIZAÇÃO NA FÁBRICA DE CAMAÇARI EM 2027

Redação - 05/02/2026 19:45

Após os presidentes das maiores montadoras do país encaminharem a presidente Lula carta solicitando a não renovação dos benefícios tributários para montadoras no sistema CKD e SKD (Veja aqui),  a BYD anunciou que  está em processo de nacionalização de componentes em sua fábrica de Camaçari (BA) e que a projeção é de que 50% das peças sejam feitas no país até 2027.

A informação foi vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy que informou já ter mais de 200 fornecedores homologados.

“Nosso objetivo é atingir 50% [de nacionalização] até 2027, e isso é contratual… Foram contratos firmados com o governo do estado e com a União para que a gente pudesse ter todo esse objetivo sendo alcançado”, afirmou o executivo durante coletiva de imprensa feita na fábrica de Camaçari, nesta terça-feira, 3.

Segundo ele,  o primeiro passo é terminar os galpões de pintura, estamparia e solda, que já estão de pé e ficam ao lado do prédio onde são montados os carros da BYD.

Ele anunciou também que as baterias dos veículos também serõ produzidas em na fábrica em Camaçari, num prédio que já existe. “A bateria  é um produto que a própria BYD vai fazer e já tem um projeto para trazer aqui para essa planta industrial, para que a gente consiga ser mais competitivo, disse  Baldy.

E afirmou também que, finalizado os processos de nacionalização, a fábrica será “espelhada” com um terreno ao lado ainda a ser adquirido, para aumentar a capacidade produção de 300 mil para 600 mil unidades até o final da década. Atualmente, a capacidade anual é de 150 mil veículos. (QR)

Foto: Mauro Balhessa

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.