

A Renova Energia está implantando no município de Igaporá o seu primeiro data center que, já teve autorização do Ministério de Minas e Energia (MME) para conectar-se ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, a expectativa é que o funcionamento operacional ocorra no primeiro trimestre de 2026.
Esse será o primeiro de um investimento estimado de cerca de R$ 900 milhões para implantar data centers na região de Igaporã e Caetité (no Sudoeste da Bahia). Os data centers serão integrados à infraestrutura do complexo eólico local, usando energia 100 % renovável (eólica e solar). 
A instalação, batizada de Satoshi I_A, será conectada à subestação Igaporã II, na cidade de Igaporã, na Bahia, com uma carga instalada de até 5 MW.
A capacidade energética total planejada será de cerca de 85 MW para os primeiros data centers (nível Tier 1), com geração de cerca de 120 empregos diretos e indiretos já na fase inicial da implantação.
O projeto terá foco tecnológico, com conectividade de alta performance, infraestrutura digital e programas de formação profissional na chamada Cidade Data Center (capacitação tecnológica local).
A Cidade Data Center prevista na Bahia será um complexo urbano e tecnológico planejado que vai integrar: data centers de grande porte; capacitação e formação profissional em TI; projetos de inovação e P&D; desenvolvimento econômico local,
Tudo isso articulado em torno de um polo tecnológico que pode fortalecer a região como um centro de tecnologia e energia limpa na região de Igaporã e Caetité.