

Os índices futuros de Nova York operam em alta nesta quarta-feira (21), após tombo da véspera, com todas as atenções voltadas para o Fórum Econômico Mundial em Davos, onde o presidente dos EUA, Donald Trump, deverá se reunir com líderes europeus para discutir a questão da Groenlândia e proferir seu discurso. Todos os três principais índices registraram na terça-feira seus piores desempenhos diários desde 10 de outubro, com Trump reiterando sua pressão para adquirir a Groenlândia e ameaçar impor tarifas de 200% sobre o vinho e o champanhe franceses, depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, teria recusado um papel no “Conselho de Paz” proposto por Trump para Gaza.
Estados Unidos
Na temporada de balanços, as ações da Netflix caíram no pregão estendido de terça-feira, depois que a gigante do streaming divulgou um resultado do quarto trimestre ligeiramente acima do esperado e apresentou uma projeção cautelosa para os próximos meses, citando maiores gastos com programação e o custo de conclusão do acordo com a Warner Bros. Discovery.
A quarta-feira ainda terá audiências na Suprema Corte sobre a tentativa de demissão da diretora do Fed, Lisa Cook, por Trump, em um caso que pode estabelecer proteção legal aos membros do Fed e testar, de forma histórica, a independência do banco central.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção única, enquanto a queda acentuada nos mercados globais de títulos também deu uma pausa, proporcionando algum alívio aos investidores que estavam em meio a uma tempestade perfeita de preocupações com a exposição a ativos americanos e um aumento nos custos de empréstimos do governo japonês. O rendimento dos títulos com vencimento em 40 anos caiu 6 pontos-base desde então, após um aumento de 26 pontos-base na terça-feira. Os temores de um gasto público massivo sob o governo do primeiro-ministro japonês Sanae Takaichi ainda persistem, atraindo críticas da oposição .
Europa
Os mercados europeus operam no vermelho, com todas as atenções voltadas para o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, no Fórum Econômico Mundial. O discurso do presidente será acompanhado de perto, pois ocorre em meio a crescentes tensões entre os EUA e seus aliados europeus sobre o território dinamarquês da Groenlândia, que Trump deseja comprar.
Commodities
Os preços do petróleo recuavam, pressionados pelas investidas de Trump para anexar a Groenlândia, enquanto os investidores aguardavam novas informações da Agência Internacional de Energia sobre a perspectiva de um grande excedente de capital. As cotações do minério de ferro na China caíram pela quinta sessão consecutiva, após a Rio Tinto, maior fornecedora mundial, divulgar fortes embarques de minério de ferro no quarto trimestre, enquanto preocupações com inspeções de segurança pressionaram o mercado chinês.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
Infomoney