sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GOVERNO DA BAHIA APRESENTA OPERAÇÃO DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL AO MINISTÉRIO DO TURISMO

Redação - 01/03/2019 06:55 - Atualizado 01/03/2019

O esquema especial das polícias no atendimento aos grandes eventos de rua, na capital baiana, foi apresentado pelo secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, nesta quinta-feira (28), durante visita técnica ao Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Recepcionado pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, o ministro iniciou a agenda em Salvador pelo CAB. Na ocasião, Maurício Barbosa informou que a operação de Carnaval prevê atuação de 26 mil policiais militares, civis e técnicos, e terá, pela primeira vez, uma estação móvel de reconhecimento facial para monitorar a circulação de pessoas.

Após passar por São Paulo e Rio de Janeiro, esta foi a terceira agenda do ministério, com o intuito de monitorar medidas relacionadas à segurança do turista nos principais destinos de Carnaval do Brasil. Somente na Bahia, o período carnavalesco movimenta 2,2 milhões de turistas e tem impacto econômico estimado em cerca de R$ 2,6 bilhões. O secretário da Segurança Pública também apresentou ao ministro a preparação dos agentes de segurança e alguns dos recursos operacionais de alto padrão empregados na operação de carnaval: 430 câmeras, incluindo as de lentes 360 graus e de zoom óptico 45x, além de 14 drones para monitorar os circuitos de carnaval e apoiar a atividade policial na região.

Já Fausto Franco falou sobre o projeto Guias e Monitores, que está em operação com o objetivo de oferecer a turistas e baianos informações turísticas precisas e com qualidade. Mais de 200 profissionais atendem aos visitantes em Salvador, Porto Seguro (sede, as localidades turísticas de Arraial D’Ajuda e Trancoso), Itacaré e Praia do Forte. Na capital, a equipe está presente nos portões de entrada (aeroporto, estação rodoviária, porto, terminal náutico e ferry-boat), nos três circuitos do Carnaval (Dodô, Osmar e Batatinha), em pontos turísticos e hotéis.

Após a reunião no CAB, o ministro percorreu trecho do circuito do Carnaval, entre Ondina e a Barra. Em seguida, reuniu-se com lideranças do trade turístico e do Conselho Baiano de Turismo. Ao fim do encontro, afirmou que a Bahia está bem preparada para receber o turista e disse que as ações em parceria contribuirão para fortalecer ainda mais o turismo na Bahia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.