terça, 20 de janeiro de 2026
Euro Dólar

MINISTÉRIO DA SAÚDE HABILITA TRÊS NOVOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA BAHIA

Matheus Souza - 20/01/2026 19:41

O Ministério da Saúde habilitou, em dezembro de 2025, 11 novos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (CERESTs). O país agora conta com uma rede de 239 unidades espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal. A Bahia habilitou três novos centros de atendimento ao trabalhador: em Bom Jesus da Lapa, Senhor do Bonfim e Cruz das Almas.

As habilitações foram oficializadas por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) e as unidades vão receber, em parcela única, o incentivo de R$ 100 mil para a implantação dos serviços.

Além da Bahia, os estados de Alagoas, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins também vão instalar novos CERESTs em seus territórios. Após a habilitação, cada unidade federativa tem o prazo de 90 dias para atestar o funcionamento do Centro, a partir do recebimento do incentivo financeiro. A Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT) se reúne com representantes dos estados para orientar quanto a esses passos e acompanha o andamento.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o atual governo tem um forte compromisso com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. “Em 2025, realizamos novamente uma conferência nacional de saúde do trabalhador, para ouvir a classe trabalhadora e construir políticas públicas participativas. Durante esse evento, eu anunciei a habilitação desses novos CEREST e agora celebramos a liberação de recursos para ampliação da nossa rede de assistência ao trabalhador e à trabalhadora do Brasil”, afirmou o ministro.

De acordo com dados da CGSAT, com essas novas habilitações a Bahia agora soma 20 Centros de Referência de Saúde do Trabalhador. Dos 417 municípios do estado, 263 são alcançados por um CEREST regional ou municipal, o que representa um total de 63% de cobertura.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.