quinta, 15 de janeiro de 2026
Euro Dólar

TRANSMISSÃO DE SABERES É EIXO CENTRAL DA PROGRAMAÇÃO DO 7º REDE CAPOEIRA

João Paulo - 15/01/2026 10:20 - Atualizado 15/01/2026

Mais do que um encontro comemorativo, o 7º Rede Capoeira – Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia se consolida, em sua 7ª edição, como um território vivo de transmissão de saberes, formação, escuta e protagonismo dos mestres e mestras da cultura popular afro-brasileira. Entre sexta-feira (16) e domingo (18), em Santo Amaro e Cachoeira, o público terá acesso a uma programação gratuita com vivências com mestres, ações griô, rodas de capoeira, painéis de reflexão, oficinas e manifestações culturais que reafirmam o Recôncavo como espaço fundador de expressões do patrimônio imaterial brasileiro.

A 7ª edição do Rede Capoeira – Edição Especial Recôncavo é realizada pelo Projeto Mandinga, com produção da Pau Viola, em parceria com a Rede Iaô e a Fábrica Cultural, com apoio do Espaço Cultural Hansen Bahia e das prefeituras de Santo Amaro e de Cachoeira, e com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, do Banco do Nordeste, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Governo do Brasil.

Ao longo de três dias, o evento propõe uma imersão nas práticas, narrativas e tradições que sustentam a capoeira, o samba de roda, o maculelê e a religiosidade popular, criando um ambiente onde o saber é compartilhado a partir da experiência direta com quem construiu e mantém viva essa história. Oficinas, vivências, rodas e ações griô com mestres e mestras como Mestre Carcará, Mestre Bigo, Mestra Dona Rita da Barquinha, Mestre Valmir, Mestra Soninha, Mestre Jogo de Dentro e Mestra Nani de João Pequeno, colocam os participantes em contato direto com modos de fazer, ensinar e viver esses saberes no território.

A programação inclui painéis que aprofundam reflexões históricas e contemporâneas, como “Os Capoeiras do Recôncavo”, “O Arco Ancestral”, “Legado de Seu Pastinha: Capoeira é tudo que a boca come”, “Economia Criativa nas Culturas Populares” e “Besouro Mangangá: mito, história e resistência”, reunindo mestres e pesquisadores para discutir memória, ancestralidade e resistência dessas tradições no presente. Nomes como Pedro Abib, Antônio Liberac, Mestre Lampião, Mestre Bel Pires, Mestre Adó, Mestre Góes, Mestre Fernando de Saubara, Mestre Boca Rica, Mestre Plínio, o poeta James Martins, dentre outros, participam do diálogo.

Também é destaque do evento o lançamento da autobiografia “João Grande Por Ele Mesmo”, que apresenta a trajetória do mestre que revolucionou a capoeira no mundo, reunindo ensinamentos, reflexões e a cultura viva da capoeiragem. O lançamento acontece no sábado (17), às 19h, na Praça Teatro Cachoeirano, em Cachoeira, com entrada ao vivo de Mestre João Grande direto de Nova York.

TROFÉU SANKOFA- O mais emblemático momento da programação acontece na sexta-feira (16), na Praça Ubaldino de Assis, em Cachoeira, com a cerimônia de entrega do Troféu Sankofa, que reconhece trajetórias dedicadas à preservação e à transmissão dos saberes da cultura popular afro-brasileira. Inspirado no ideograma africano que simboliza o retorno ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro, o troféu homenageia oito mestres e mestras do Recôncavo com atuação fundamental na capoeira, no samba de roda e na religiosidade popular.

São eles Mestre Bigo (Capoeira), Mestre Domingo Preto (Samba de Roda), Mestre Aurino (Samba de Roda), Mestre Ecinho (Samba de Roda), Mestra Maninha (Samba de Roda), Mestra Dona Dalva (Samba de Roda), Mestra Dona Rita da Barquinha (Samba de Roda) e Mestra Lindaura (Juíza Perpétua da Boa Morte). A cerimônia contará com as presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da presidenta da Funarte, Maria Marighella, reafirmando a relevância do Rede Capoeira no cenário nacional de valorização do patrimônio imaterial.

Na mesma noite, às 19h30, a Praça Ubaldino de Assis recebe o show Mestres Sambadores e Mestras Sambadeiras do Recôncavo, reunindo, em um mesmo palco, referências de diferentes gerações do samba de roda. A apresentação se configura como um encontro histórico das tradições do Recôncavo, marcado pelos saberes transmitidos de forma oral e coletiva.

Durante o evento também será realizada a seletiva da Estação Paranauê, que acontece na sexta-feira (16), às 11h30, na Praça da Purificação, em Santo Amaro, e mobiliza até 100 capoeiristas da Bahia, de outros estados e de diferentes países. Conduzida por um corpo de mestres avaliadores formado por Mestre Maurão, Mestre Peixe Cru, Mestre Bolacha, Mestre Lobão e Mestra Preguiça, a atividade seleciona representantes para a etapa internacional do Red Bull Paranauê e, ao mesmo tempo, assume caráter solidário.

SERVIÇO

7ª Rede Capoeira – Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia

Quando: 16 a 18 de janeiro de 2026

Onde: Santo Amaro e Cachoeira

 

PROGRAMAÇÃO

16.01 (SEXTA-FEIRA)

Santo Amaro

9h –Manifestação Cultural: Caretas de Acupe e Lindro Amor, Vozes que Vestem o Recôncavo

Local: Câmara Municipal de Santo Amaro

10h – Abertura Solene da 7ª edição Rede Capoeira –  Heróis Populares

Local: Câmara Municipal de Santo Amaro

11h – Samba Raízes de Santo Amaro

Local: Câmara Municipal de Santo Amaro

11h30 – Seletiva Estação Paranauê (Jurados: Mestre Maurão, Mestre Peixe Crú, Mestre Bolacha, Mestre Lobão e Mestra Preguiça)

Local: Praça da Purificação

 

Cachoeira

17h às 22h – Mercado Iaô Intinerante: Feira de Economia Criativa e Vila Gastronômica

Local: Praça Ubaldino de Assis

17h às 19h – Homenagem e entrega do Troféu Sankofa aos Heróis Populares 2026

Local: Praça Ubaldino de Assis

19h30 – Show Mestres Sambadores e Mestras Sambadeiras do Recôncavo

Local: Praça Ubaldino de Assis

 

17.01 (SÁBADO)

Cachoeira

9h às 22h – Mercado Iaô Itinerante: Feira de Economia Criativa e Vila Gastronômica

Local: Praça Ubaldino de Assis

9h – Oficina, Ação Griô e Roda de Capoeira, com o Herói Popular Mestre Carcará e convidados

Local: Espaço Cultural Hansen

9h – Oficina, Ação Griô e Roda de Capoeira, com o Herói Popular Mestre Bigo e convidados

Local: Antiga Estação Ferroviária

10h – Grupo de dança Raízes do Ébano

Local: Praça Ubaldino de Assis

10h40 – Oficina e Ação Griô: Samba de Roda, com a Heroína Popular Mestra Dona Rita da Barquinha

Local: Antiga Estação Ferroviária

11h50 – Painel: “Os Capoeiras do Recôncavo”, com Pedro Abib, Simone Ferreira Souza e Mestre Bel Pires

Local: Cine Theatro Cachoeirano

12h30 – Bumba Meu Boi

Local: Praça Ubaldino de Assis

 

14h – Quadrilha Junina Buscapé

Local: Praça Ubaldino de Assis

14h30 – Painel: “O Arco Ancestral”, com Mestre Bel Pires, Mestre Góes e Mestre Adó

Local: Cine Theatro Cachoeirano

15h45 – Oficina e Ação Griô: Maculelê, com Mestre Valmir

Local: Antiga Estação Ferroviária

15h45 – Oficina e Roda de Capoeira, com Mestra Soninha

Local: Espaço Cultural Hans…

Mestra Zenaide Bezerra foi um dos destaques na edição do ano passado

 

Foto: Leandro Couri

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.