

A Secretaria da Segurança Pública anunciou um amplo esquema de segurança para a Operação Lavagem do Bonfim 2026, que acontece nesta quinta-feira (15), em Salvador. Ao todo, 2.087 policiais e bombeiros estarão empenhados para garantir a tranquilidade dos fiéis e participantes do evento.
A Polícia Militar atuará com ações preventivas e monitoramento em tempo real, enquanto a Polícia Civil, além do trabalho das Delegacias Especiais de Área, realizará policiamento velado, investigações em campo e abordagens táticas.
O Corpo de Bombeiros Militar estará presente para garantir pronta resposta a possíveis ocorrências, atuando no apoio operacional e na preservação da integridade física dos participantes. Já o Departamento de Polícia Técnica disponibilizará uma Unidade Móvel de Perícia durante todo o evento.
Tecnologia a favor da segurança
A tecnologia também terá papel central na operação. Câmeras com reconhecimento facial serão utilizadas para auxiliar na identificação de possíveis foragidos da Justiça, enquanto Plataformas de Observação Elevada (POE) contribuirão para o monitoramento ao longo do trajeto. Segundo a Secretaria, o uso desses recursos permite respostas mais rápidas das equipes em campo.
CICC será ativado
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado para monitorar e apoiar as equipes durante toda a Lavagem do Bonfim. A estrutura contará com a participação de 20 órgãos estaduais e municipais, garantindo integração das ações e rapidez na tomada de decisões ao longo do evento.
A Secretaria da Segurança Pública reforça que o esquema tem como prioridade proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para todos os participantes da tradicional celebração.
Foto: Alberto Maraux- Ascom/SSP



