quinta, 08 de janeiro de 2026
Euro Dólar

PROJETO DE AERÓDROMO DE ITACARÉ ESTÁ APROVADO PELA ANAC E SEGUE SEM AVANÇOS

João Paulo - 08/01/2026 09:01 - Atualizado 08/01/2026

O projeto do Aeródromo de Itacaré, já aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), permanece sem execução, apesar da viabilidade técnica confirmada. A obra é de grande importância para o desenvolvimento da cidade e do entorno, principalmente na área turística.

A situação contrasta com destinos turísticos vizinhos da Bahia, como Trancoso, Barra Grande e Morro de São Paulo, que registraram crescimento econômico e social após a melhoria do acesso aéreo no final de 2025.

Em Trancoso, por exemplo, foi registrado uma saturação no Aeroporto Terravista devido ao alto volume de turistas recebidos na região durante a virada do ano.  O tráfego médio – cerca de 10 movimentos diários – salta para até 110 movimentos por dia na alta temporada de Natal e Réveillon, com saturação de capacidade operacional, suspensão de novos pousos e necessidade de controle especial do espaço aéreo.

Já no Aeroporto de Porto Seguro, a média diária de movimentos em dezembro é de aproximadamente 69, alcançando quase 100 por dia no pico da alta estação, com picos de até 134 operações diárias.

Empresários e representantes do trade turístico destacam que destinos como Barra Grande (Península de Maraú) e Morro de São Paulo também se beneficiaram da conectividade aérea, registrando expansão da rede hoteleira, geração de empregos e circulação de capital no comércio local.

Os impactos positivos diretos para a população incluem mais empregos, maior renda local, redução da sazonalidade e fortalecimento de pequenos negócios. Com o projeto do aeródromo de Itacaré tecnicamente aprovado, o setor defende maior articulação entre a Prefeitura de Itacaré, a Secretaria de Turismo da Bahia e a Embratur para integrar o aeródromo nas estratégias de desenvolvimento regional e turismo sustentável.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.