sexta, 09 de janeiro de 2026
Euro Dólar

BAHIA GANHA NOVO VOO DO PANAMÁ E AMPLIA CONEXÃO AÉREA COM AS AMÉRICAS

Bruna Carvalho - 08/01/2026 08:59

A Bahia passou a contar novamente com voo direto entre Salvador e a Cidade do Panamá. A retomada da rota foi oficializada nesta quarta-feira (7) pela Copa Airlines e marca a ampliação da malha aérea internacional do estado, com foco na atração de turistas e no fortalecimento das conexões com as Américas Central e do Norte.

O voo inaugural chegou à capital baiana na madrugada desta quinta-feira (8) e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que destacou o impacto da nova ligação para o turismo e os negócios. “Retomamos aqui um fluxo importante, que é o Panamá. Consegue levar e trazer as pessoas para diversos outros países, então é o turismo se fortalecendo, não só o turismo do Carnaval, da cultura, mas também o turismo de negócio. Um conjunto de valores que nós temos e a Bahia se destaca nisso”, afirmou.

A retomada da operação é resultado do novo marco legal de incentivo à aviação internacional no estado. A Lei Estadual nº 14.789 autoriza a concessão de subvenção econômica para companhias aéreas internacionais que operem na Bahia, com impacto estimado de até R$ 20 milhões no orçamento anual.

“O governo da Bahia mantém um programa de prospecção de voos internacionais, com subsídio às operações, visando ampliar o fluxo turístico e gerar mais emprego e renda para os baianos”, explicou o secretário do Turismo, Maurício Bacelar.

A rota Salvador–Cidade do Panamá–Salvador contará com quatro frequências semanais. As partidas de Salvador ocorrem às segundas, terças, quintas e sábados, à 1h25, com chegada às 6h40. No sentido inverso, os voos partem do Aeroporto Internacional de Tocumen às segundas, quartas, sextas e domingos, às 15h58, pousando em Salvador à 0h25 do dia seguinte.

Para a gerente de vendas da Copa Airlines no Brasil, Monica Afonso, a nova conexão fortalece os laços culturais e econômicos. “Essa é uma data super importante, porque a Copa Airlines vai promover essa conectividade do soteropolitano ao Panamá, para mais de 85 cidades, em 32 países, isso, com certeza, vai fomentar cultura, vai fomentar os negócios e vai fomentar turismo”, afirmou.

Com o hub do Panamá, a Bahia passa a ter acesso facilitado a cerca de 300 destinos no mundo. Além das conexões já existentes com cidades como Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lisboa, Madri e Paris, os baianos ganham mais facilidade para chegar a destinos como Cartagena, Medellín, Cidade do México, Orlando, Miami e Los Angeles, que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2026.

Fotos: Matheus Landim/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.