terça, 06 de janeiro de 2026
Euro Dólar

ÉDEN VALADARES CRITICA AÇÃO DOS EUA NA VENEZUELA E FALA EM RUPTURA DO DIREITO INTERNACIONAL

Bruna Carvalho - 05/01/2026 08:51

O secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, condenou neste domingo (4) a ação dos Estados Unidos na Venezuela, classificando o episódio como invasão do país e sequestro do presidente Nicolás Maduro. Para ele, o caso ultrapassa disputas ideológicas e representa uma grave violação da ordem internacional.

Em publicações nas redes sociais, Éden afirmou que não se trata de confronto entre esquerda e direita, mas de um embate entre “autoritarismo x multilateralismo”. Ele criticou setores da direita brasileira, que, segundo ele, fazem uma leitura “rasa e maniqueísta” da situação.

O dirigente destacou ainda que o repúdio à ação norte-americana também foi manifestado por líderes de países governados pela direita, como Uruguai, França, Itália e Reino Unido. Na avaliação dele, os EUA não possuem legitimidade para “invadir um país soberano” nem para “sequestrar seu chefe de Estado”, defendendo que o termo “captura” não se aplica ao caso.

“O que está registrado é o sequestro do presidente de um país soberano e independente. Só pode capturar quem tem autoridade e legitimidade, e isso não se aplica aos EUA nessa situação”, afirmou. Ele também acusou o presidente Donald Trump de agir como “xerife do mundo”, desrespeitando princípios do Direito Internacional.

Para Éden, a ofensiva representa um ataque à democracia e à autodeterminação dos povos. “Existem tribunais internacionais, existe a ONU e um conjunto de leis que regem as relações entre os países. Tudo isso está sendo rasgado aos olhos do mundo”, concluiu.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.