sexta, 02 de janeiro de 2026
Euro Dólar

ANVISA EMITE ALERTA PARA BAHIA APÓS CASOS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL NO INTERIOR DO ESTADO

Matheus Souza - 02/01/2026 16:59 - Atualizado 02/01/2026

Após o registro de novos casos de intoxicação por metanol no Brasil, desta vez em Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia, a cerca de 290 quilômetros de Salvador, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta com orientações para a população sobre como se proteger. Ao todo, sete casos foram confirmados no município, todos relacionados à ingestão de bebida contaminada. As vítimas permanecem internadas, sendo uma delas entubada e em estado grave.

Segundo as investigações, a maioria das vítimas participou de uma festa de noivado no último dia 28, onde foi preparado e servido um coquetel à base de vodca adquirida em um depósito de bebidas da cidade. Uma outra pessoa se intoxicou após consumir uma bebida comprada no mesmo estabelecimento um dia antes.

“A Anvisa monitora os relatos de intoxicação por metanol, em contato com o Ministério da Saúde, as Vigilâncias locais e o Ministério da Agricultura. Todas as ações necessárias, como ações fiscais, liberação de antídotos e apoio às Vigilâncias locais, serão tomadas pela Agência para proteger a saúde da população brasileira”, informou a agência.

A Anvisa destaca que a forma mais segura e eficiente de prevenção é verificar a procedência da bebida. Entre as recomendações estão não consumir bebidas vendidas de forma informal, sem rótulo, lacre de segurança ou selo fiscal da Receita Federal; desconfiar de preços muito abaixo da média de mercado; conferir se o rótulo contém nome do fabricante, lista de ingredientes e número de registro no Ministério da Agricultura; comprar apenas em locais confiáveis; exigir e guardar a nota fiscal; observar a aparência da bebida; evitar produtos caseiros ou artesanais não regularizados; e, em bares e eventos, solicitar ver a garrafa antes do preparo do drink e, sempre que possível, acompanhar o preparo da bebida.

A agência também orienta que comerciantes redobrem a atenção com seus fornecedores e garantam a procedência legal dos produtos comercializados.

Em resposta aos casos, a prefeitura de Ribeira do Pombal determinou a proibição temporária, até o dia 5 de janeiro, da comercialização, distribuição, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas destiladas no município. O Ministério da Saúde enviou à Bahia mais 100 unidades de fomepizol, um dos antídotos utilizados no tratamento da intoxicação por metanol.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.