

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, nesta segunda-feira (22), o projeto de resolução que concede a Comenda Dois de Julho ao empresário, ex-prefeito de Mata de São João e ex-deputado João Gualberto Vasconcelos. A proposta é de autoria do deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), que destaca a trajetória de contribuição de Gualberto para o desenvolvimento econômico e social da Bahia.
Com a aprovação em plenário, a honraria, a mais alta concedida pelo Parlamento baiano, será entregue em Sessão Especial da ALBA, em data e horário a serem definidos pela Mesa Diretora da Casa. A Comenda Dois de Julho é destinada a personalidades que se destacam por serviços relevantes prestados ao Estado da Bahia, em diferentes áreas da vida pública, econômica e social.
Manuel Rocha destaca a atuação de João Gualberto tanto no setor empresarial quanto na vida pública. Fundador da rede de supermercados Hiperideal e ex-presidente da Associação Baiana de Supermercados, Gualberto também teve papel relevante na política, com três mandatos como prefeito de Mata de São João e um mandato como deputado federal, período marcado pela defesa da transparência e da boa gestão dos recursos públicos.
“A aprovação desta comenda é um reconhecimento mais do que justo à trajetória de João Gualberto. Trata-se de um homem público e empresário que dedicou sua vida ao desenvolvimento da Bahia, sempre com ética, responsabilidade e compromisso com as pessoas. João Gualberto tem um legado concreto, tanto na iniciativa privada quanto na gestão pública, especialmente em Mata de São João, onde promoveu avanços administrativos e sociais que marcaram o município. A Comenda Dois de Julho simboliza o respeito do Parlamento baiano a quem trabalhou com seriedade, visão e amor pela nossa terra”, afirmou Manuel Rocha.
Foto: Divulgação



