

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu nesta terça-feira (16) uma atuação mais efetiva do governo federal no enfrentamento à violência no estado, ao afirmar que mantém diálogo permanente com instituições federais em busca de ações integradas na área de segurança pública.
“Nós estamos diariamente dialogando com o governo federal, buscando inclusive uma participação mais efetiva do governo federal para coordenar uma ação nacional em prol desse ambiente de paz no Brasil. Nós tivemos uma evolução muito grande do crime organizado, os estados fazem a sua parte, mas é preciso ter uma coordenação nacional”, declarou o governador em entrevista ao CNN Prime Time.
Como uma das alternativas para fortalecer essa articulação, Jerônimo citou o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), tema central da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que atualmente tramita no Congresso Nacional.
O governador também ressaltou o diálogo mantido com o sistema de justiça estadual, envolvendo diferentes instituições. “Tenho sentado diversas vezes com o campo da Justiça, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria e a Assembleia Legislativa, criando um ambiente que fortaleça a atuação desses sujeitos no enfrentamento da letalidade policial”, afirmou.
Segundo Jerônimo Rodrigues, a gestão estadual tem registrado avanços nos indicadores da área. “Nos últimos três anos do meu governo, tivemos uma redução importante nas mortes violentas, assim como na letalidade policial”, disse.
Foto: GOVBA



