

O chefe de gabinete do senador Jaques Wagner e pré-candidato a deputado federal, Lucas Reis, participou neste sábado (14) da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque Costa Azul, em Salvador. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, ele percorreu estandes, dialogou com cooperativas e reafirmou o papel estratégico da agricultura familiar para o futuro econômico do estado. A feira reúne cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade, apresentando milhares de produtos e lançamentos exclusivos do segmento.
Durante sua fala, Lucas defendeu que a agricultura familiar será um dos principais vetores de desenvolvimento da Bahia nos próximos anos. “A quantidade de gente produzindo neste estado é imensa. Se o estado puder avançar em agroindústria e estratégias de comercialização, vamos fortalecer uma política que mantenha o jovem no campo. Já estamos vivendo esse boom de desenvolvimento, mas ainda há muito por fazer. E nós, que já fizemos, somos quem pode dizer que faremos muito mais”, afirmou.
Reis também ressaltou a força da feira e o resultado das políticas públicas iniciadas nos governos petistas. “Esta já é a décima sexta edição e, a cada ano, o evento cresce em público, qualidade e diversidade. Ontem, mais de 15 novos produtos foram lançados, como cerveja de mandioca e iogurte de pinha. Tudo isso é fruto de um trabalho iniciado lá em 2007, com Jaques Wagner, quando começamos a investir de forma estruturada na agricultura familiar. O que já avançamos precisa ser valorizado, porque o que foi feito na Bahia é realmente extraordinário”, disse.
A participação de Lucas reforça seu compromisso com um projeto de desenvolvimento territorial que coloca o campo como protagonista, amplia oportunidades e reconhece o papel central das famílias agricultoras na economia baiana.