ITAPETINGA: PREFEITO RODRIGO HAGGE FEZ COLETIVA DE IMPRENSA

ITAPETINGA: PREFEITO RODRIGO HAGGE FEZ COLETIVA DE IMPRENSA

O prefeito Rodrigo Hagge realizou na noite deste domingo, 26, uma coletiva de imprensa, transmitida por live, para informar todos sobre os impactos das fortes chuvas que atingiram o município e todas as ações já realizadas para amenizar os danos. De acordo com o prefeito, Itapetinga tem, até então, 300 desabrigados, acolhidos nos abrigos municipais – no CAIC, na IPAM, no Polivalente e na escola Dona Geni, em Bandeira do Colônia – e uma estimativa de 2000 desalojados.

Nos últimos dias, foram distribuídas mais de 8 toneladas de alimentos, mas de 10.000 garrafas de água mineral e 2000 unidades de quentinhas por dia. Nas áreas alagadas, em especial no Vila Rosa, Ângela Espinheira, Moacir Moura e José Ivo, a prefeitura distribuiu água potável através de carro pipa.

Distribuição de água

O fornecimento de água em nosso município foi interrompido devido ao alagamento das bombas e painéis de captação. Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, uma estação flutuante já foi pedida à Embasa. A previsão de chegada do equipamento é para esta segunda-feira, 27, e assim que for feito o processo de instalação, o abastecimento é reestabelecido. No entanto, a capacidade da estação flutuante é de apenas 1/3 do que hoje realiza o SAAE. Isso significa que, ainda será preciso fazer rodízio na distribuição de água. “A população precisa continuar economizando para evitar maiores transtornos até que consigamos colocar nossa captação em funcionamento novamente”, alertou Rodrigo.

Perspectivas

Como o volume de chuva foi menor neste domingo e o nível do rio continua baixando, a perspectiva é a de que não tenhamos mais riscos de morte ou aumento das áreas atingidas. A prefeitura já começou o serviço de limpeza em Bandeira do Colônia, com frota de caçambas e máquinas. O serviço de bombeamento também começou. Mas a administração municipal continua vigilante.

Foto: divulgação