

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) recebeu, nesta quarta-feira (10), o Plano de Ação Territorial produzido pelo Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico. O documento foi entregue ao titular da pasta, Angelo Almeida, durante reunião e apresenta diretrizes e prioridades estratégicas para o fortalecimento das atividades econômicas nas diferentes regiões do estado.
Ao receber o material, o gestor destacou o compromisso da Secretaria em fortalecer o diálogo com os municípios. “Este documento é extremamente importante para a SDE porque ele traduz, de forma organizada e territorializada, as demandas e vocações econômicas dos municípios. Esse plano chega como um instrumento de consulta fundamental, que vai nos ajudar a estruturar políticas públicas com mais precisão e orientar nossa articulação com outras secretarias. Ele fortalece o trabalho da SDE ao trazer, diretamente dos territórios, informações que qualificam o olhar do Estado sobre o desenvolvimento econômico”, disse.
A presidente do Fórum, Tássia Ribeiro, que também é secretária de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Castro Alves, ressaltou que o plano foi construído de forma coletiva. “Hoje foi um momento importantíssimo para o Fórum. O plano de ação territorial traz as prioridades estratégicas das macroregiões, valorizando as potencialidades de cada território e orientando políticas públicas mais precisas. É um documento construído a várias mãos e que expressa, de maneira muito representativa, as vocações locais.”
Ela também destacou o papel central do Governo da Bahia na continuidade do processo. “A SDE é o nosso ponto focal dentro do governo. Será quem vai nos ajudar na articulação com as demais secretarias, levando as prioridades que identificamos. Também contamos com apoio fundamental do Sebrae, que foi parceiro estratégico desde a criação do Fórum e continua contribuindo para sua consolidação.”
A reunião também contou com a participação do Sebrae Bahia. O gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Antônio Carlos Borges Júnior, explicou que o órgão apoiou diretamente as discussões técnicas e o processo de organização territorial. “Atuamos com a SDE e com as prefeituras das dez regiões administrativas da Bahia para consolidar o Fórum. Agora, entregamos um plano que foi elaborado pelos próprios membros, e a SDE assume a liderança na articulação das políticas públicas junto ao Estado. O nosso papel é apoiar com capacitação, orientação e oficinas, garantindo que essa ferramenta seja acessível e fortalecendo a pauta do desenvolvimento econômico como prioridade transversal, sempre com foco na pequena empresa e no empreendedorismo”, disse.
O Plano de Ação Territorial está disponível no link https://www.ba.gov.br/sde/sites/site-sde/files/2025-12/PA_Territorial.pdf para consulta integral por gestores públicos, entidades e cidadãos.
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE



