

A Neoenergia Coelba reforçou o sistema elétrico do Centro Norte da Bahia com o aumento da capacidade da subestação Santo Estevão, proporcionando ainda mais energia para as indústrias, comércios e moradores da região. A distribuidora investiu cerca de R$ 4 milhões para realizar a ampliação e outras melhorias que beneficiam cerca de 70 mil clientes. O reforço realizado na subestação faz parte de uma série de iniciativas da concessionária para oferecer energia de qualidade ao Centro Norte, que incluem a qualificação da mão de obra local e nova base operacional de obras.
A entrega da obra foi realizada em uma cerimônia na própria subestação com a presença do prefeito do superintendente de Operações da Neoenergia Coelba Fábio Lima, além de autoridades e representantes dos segmentos econômicos do município.
A ampliação realizada pela Neoenergia Coelba na subestação Santo Estevão vai aumentar em 50% a capacidade energética do empreendimento e proporcionar maior confiabilidade ao sistema. Outro benefício direto promovido pela melhoria é a melhoria no nível de tensão, garantindo maior estabilidade no fornecimento da cidade.
“Aumentar a capacidade energética de uma subestação significa que haverá mais energia para acompanhar o crescimento socioeconômico das cidades atendidas pelo empreendimento. A duplicação da subestação Santo Estevão, em especial, reforça o nosso compromisso com o município e todo o Centro Norte”, destaca o superintendente Fábio Lima.
Reforço das manutenções preventivas em Santo Estevão
Aliado ao aumento da capacidade da Subestação Santo Estevão, a Neoenergia Coelba vem intensificando as manutenções preventivas na cidade. Nos últimos 12 meses, a distribuidora realizou uma série de melhorias no sistema elétrico da região. Mais de 950 quilômetros de rede elétrica passaram por inspeção com o objetivo de identificar e realizar manutenções preventivas. No período, cerca de 2 mil podas foram realizadas pela concessionária e 444 equipamentos passaram por manutenções. Além disso, 23 religadores automáticos estão em funcionamento em Santo Estevão. Esses equipamentos permitem que o fornecimento de energia seja restabelecido em segundos, em caso de ocorrências.
Ou seja, a Neoenergia Coelba vem investindo para oferecer mais energia à cidade, diminuir as interrupções e, caso aconteçam, sejam restabelecidas rapidamente.
Qualificação profissional e nova estrutura para obras no Centro Norte
No mês de novembro, a Neoenergia Coelba formou, em Feira de Santana, a primeira turma da Escola de Eletricistas voltada exclusivamente para a execução de obras. A iniciativa teve como objetivo qualificar a mão de obra do Centro Norte do estado e promover a geração de emprego e renda. Os 27 profissionais formados irão atuar na construção de novas redes, levando energia para toda a região.
Para acelerar as entregas, a distribuidora também inaugurou em Feira de Santana a primeira base operacional voltada para a execução de obras. Na unidade, estão lotados profissionais, veículos e materiais necessários para a construção de novas redes (postes, cabos, transformadores).
Foto: Reprodução