

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta terça-feira (9), véspera da decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed), depois que o presidente Donald Trump autorizou a Nvidia a retomar a venda de chips H200 para a China em um acordo que garante ao governo americano uma participação substancial. No after-market, as ações da Nvidia subiram mais de 2% após Donald Trump publicar na Truth Social que a empresa poderá enviar os chips para “clientes aprovados” na China e em outros países, desde que um quarto das vendas seja repassado ao governo norte-americano. Trump afirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, “respondeu positivamente” ao acordo.
Estados Unidos
O mercado aguarda a decisão do Fed sobre a taxa de juros, na quarta-feira, a última do ano. Os mercados apostam que o Fed reduzirá sua de juros em mais 0,25 ponto percentual, como fez em suas reuniões de setembro e outubro. Os contratos futuros de Fed Funds indicam uma probabilidade de 89% de redução, segundo a ferramenta FedWatch da CME.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em baixa, acompanhando as perdas em Wall Street, com os investidores cautelosos antes da decisão do Fed, marcada para esta quarta.
Europa
Os mercados europeus operam com alta em sua maioria, com as atenções voltadas para reunião do Fed amanhã. A decisão do banco central dos Estados Unidos deve orientar a política monetária europeia nos próximos dias. Na Europa, o Banco Nacional Suíço divulga sua decisão na quinta-feira, enquanto Banco da Inglaterra, Banco Central Europeu, Norges Bank e Riksbank anunciam suas taxas em 18 de dezembro. No setor corporativo, a União Europeia chegou a um acordo para simplificar as regras de sustentabilidade, isentando a maior parte das empresas do bloco da obrigação de apresentar relatórios de sustentabilidade.
Commodities
Os preços do petróleo operam ligeiramente em baixa, ampliando as fortes perdas da sessão anterior, com os mercados acompanhando de perto as negociações de paz para pôr fim à guerra da Rússia na Ucrânia e a iminente decisão sobre as taxas de juros nos Estados Unidos.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, com o primeiro embarque do projeto Simandou, na Guiné, aumentando as perspectivas de maior oferta em um momento em que a demanda chinesa deve diminuir em meio à queda na produção de aço.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
Fotógrafo: Michael Nagle/Bloomberg