A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou, em nota, que em outubro a massa salarial da indústria de transformação avançou 1%, e o rendimento médio cresceu 0,8% no comparativo com setembro, mantendo uma trajetória que atinge agora cinco meses de alta.
Já o nível de emprego subiu 0,3%, após recuar por dois meses seguidos. Os números são dos Indicadores Industriais, medidos pela entidade.
Entre os índices relacionados a atividade industrial, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 0,3% em relação a setembro, depois de recuar 0,5% no período anterior. “Com aumento do emprego e do rendimento, a queda das horas trabalhadas tende a indicar uma produção mais fraca”, observou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo. As horas trabalhadas tiveram baixa de 1,2% em outubro, completando o segundo mês no negativo. O gerente ressalta que o indicador tem alta satisfatória de 2,9% em relação ao ano passado, mas o comportamento desse quesito preocupa a entidade. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) manteve-se em 80,4% em outubro.
Foto: reprodução/site da CNI