

Acontece neste sábado (06), às 17h30, no Projeto Tamar, o lançamento do livro “Praia do Forte – terrAmar”, do fotógrafo premiado internacionalmente Eduardo Moody. As imagens capturam a beleza e a diversidade do meio ambiente, além da rica herança artístico-cultural da comunidade local, que abriga uma tradicional vila de pescadores. O cenário das fotografias também inclui patrimônios materiais e imateriais. O lançamento acontece em um evento aberto ao público, com entrada gratuita.
Imagens aéreas, detalhes da arquitetura local, a rotina dos pescadores, os rostos de personagens e a exuberância das paisagens e da cultura foram capturadas pelo olhar sensível do premiado Moody e reveladas no livro, que tem curadoria da artista visual e doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Andréa Beraldo.
Nascido em Salvador, há 25 anos o fotógrafo e artista visual vive e trabalha em Praia do Forte. Ele constrói uma obra em que a luz ocupa papel central, seja em ensaios autorais, exposições ou projetos editoriais, com fotografias que já foram exibidas em instituições no Brasil e no exterior, integraram publicações e acervos públicos, e lhe renderam prêmios de reconhecimento internacional. Tendo na Praia do Forte sua maior inspiração, o livro tem, segundo o autor, o objetivo de valorizar e difundir a produção cultural do destino localizado em Mata de São João.
Este projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e usufrui dos benefícios fiscais previstos na Lei Federal de Incentivo à Cultura para a captação de recursos.
Acessibilidade
A escolha do lançamento no Projeto Tamar tem um motivo: possibilitar o acesso gratuito do público e da comunidade. “O meu livro é uma celebração da Praia do Forte. Toda a comunidade está convidada. E no Projeto Tamar, que é um símbolo do local, uma referência de conservação ambiental, de relação com os nativos”, conta o artista, que quis que, além do evento, a própria obra também tivesse recursos de acessibilidade. As 20 imagens mais representativas do livro contarão com faixas de audiodescrição gravadas na voz de Eduardo Moody, descrevendo, de forma sensorial e detalhada, os elementos visuais e o contexto das obras. Os áudios estarão disponíveis gratuitamente no hotsite oficial do projeto e poderão ser acessados por todos os interessados. O lançamento do livro na Praia do Forte contará com a presença de intérprete de Libras durante todo o evento, assegurando tradução integral das falas do autor e das interações com o público.
Palestras em escolas públicas
Entre as ações que integram o lançamento do livro, no próximo ano letivo Eduardo Moody vai visitar escolas públicas do Litoral Norte e de Salvador com palestras onde apresentará cerca de 30 fotografias para o público, seguidas de análise semiótica e interação com a plateia. Um dos locais contemplados será a AESOS – Associação Educacional Sons no Silêncio (Salvador), escola voltada estritamente para a educação de pessoas surdas, com a presença de intérpretes de LIBRAS. O lançamento prevê ainda a distribuição de exemplares do livro para bibliotecas, escolas públicas, Secretarias de Cultura e Ministério da Cultura.



