sexta, 05 de dezembro de 2025
Euro Dólar

MAPA CONECTA: BAHIA DARÁ INÍCIO A LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA DO ESTADO

Bruna Carvalho - 05/12/2025 15:00
Em 2026, a Bahia dará início ao levantamento de dados sobre o ecossistema de inovação agropecuária local, com o intuito de identificar necessidades e estabelecer ações nas áreas de tecnologia e inovação para as diversas cadeias produtivas no estado. A ação foi definida durante a terceira reunião dos membros do programa Mapa Conecta Bahia, encontro realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) nesta quinta-feira (4), no auditório do Pavilhão do Governo, dentro da programação da Fenagro 2025, no Parque de Exposições de Salvador.
A intenção é que os membros do programa, que conta atualmente com cerca de 30 instituições públicas e privadas, possam apresentar as informações que cada entidade possui sobre o tema. Através de mapeamento, os dados serão compilados para a formação de um diagnóstico estadual de inovação agropecuária da Bahia, que indicará os avanços e desafios para o desenvolvimento da inovação no estado, auxiliando no enfrentamento de situações como as mudanças climáticas e pragas que afetam a produção.
“Vamos tentar criar uma metodologia própria dentro desse contexto do ecossistema de inovação agropecuária, justamente para conectar atores como o produtor, que possui suas demandas, o pesquisador que cria soluções e a startup que desenvolve aplicativos para obter resoluções com eficiência. A partir desse diagnóstico, montaremos um plano que definirá as regiões prioritárias para o desenvolvimento das ações”, pontou a assessora técnica da Seagri, Waleska Viana.
A consultora de inovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Patrícia Fonseca, ressaltou a necessidade de agregar cada vez mais parceiros para compartilhamento dos dados e divulgação das informações, fortalecendo assim o ambiente de inovação no setor agropecuário baiano. “A partir dessas informações, podemos saber melhor o potencial e os gargalos que cada região da Bahia possui, para a construção de um plano de ação. A intenção é criar ações que realmente façam com que o ambiente de inovação, desde o pequeno agricultor até as startups, seja beneficiado”, destacou.
As discussões sobre o Mapa Conecta prosseguiram na manhã desta sexta-feira (5) com a palestra “Compartilhando iniciativas de inovação para o fortalecimento da agropecuária no Brasil”, ministrada por Patrícia Fonseca. O evento ocorreu no Auditório do Pavilhão do Governo.
Foto: Manuela Cavadas/Seagri

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.