segunda, 01 de dezembro de 2025
Euro Dólar

GOVERNO FAZ ENTREGAS PARA ESTIMULA A ECONOMIA DE COMUNIDADES RURAIS DA BAHIA

Matheus Souza - 01/12/2025 19:51 - Atualizado 01/12/2025

O fim de semana foi de celebração para apicultores e apicultoras do município de Ribeira do Amparo, com a entrega de duas agroindústrias de beneficiamento de produtos de abelhas realizada pelo Governo do Estado. As unidades atendem às associações dos Apicultores de Ribeira do Amparo e Grito da Terra do Subterritório Nova Esperança.

Além da ampliação e requalificação das estruturas, também foram entregues kits de produção, equipamentos agrícolas e um veículo utilitário, fortalecendo toda a cadeia produtiva do mel na região.

“A Agroindústria de Produtos de Abelhas, nossa popular Casa do Mel, vai possibilitar o processamento mecanizado do mel pelos próprios apicultores, seguindo as boas práticas de higiene e saúde. Também vai incentivar o crescimento da atividade no município, com a ampliação do número de colmeias, o surgimento de novos criadores e o aumento da renda das famílias, que são agricultoras familiares”, destacou Douglas Rodrigues da Silva, presidente da Associação dos Apicultores de Ribeira do Amparo.

Ainda no município, foi entregue um trator com implementos agrícolas para associações comunitárias locais, contribuindo para o fortalecimento da produção no Semiárido e garantindo melhores condições de trabalho, além de mais produtividade para as famílias agricultoras.

Mundo Novo

No município de Mundo Novo, foi autorizada a distribuição de 90 barracas padronizadas de feira livre, fortalecendo a comercialização de produtos, especialmente os da agricultura familiar. Também foram autorizadas a implantação de uma unidade de extração de mel em contêiner e a construção de uma nova estrutura para a feira municipal, reforçando a economia local.

Turismo comunitário e desenvolvimento rural

Agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais também passam a contar com novas oportunidades de trabalho e renda com o lançamento do Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres. A iniciativa estimula o turismo de base comunitária por meio da venda de produtos da agricultura familiar, hospedagem domiciliar, culinária típica e outros serviços, promovendo o desenvolvimento sustentável.

O lançamento ocorreu no Assentamento Canabrava, em Terra Boa, distrito de Boa Vista do Tupim, e abrange um percurso de 130 quilômetros de peregrinação, passando por Mucugê, Andaraí, Nova Redenção, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza e Iramaia.

 

Fotos: Arquivo – Ascom/CAR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.