terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1975

PRIMEIRO SEMESTRE REGISTRA AUMENTO DE 30% NO ENCERRAMENTO DE EMPRESAS

LUIZA SANTOS - 05/09/2023 15:24

O Brasil registrou o aumento de 30% no encerramento de empresas durante o primeiro semestre do ano, comparado ao mesmo período de 2022. Durante os seis primeiros meses de 2023, cerca de 1,1 milhão de empresas foram fechadas.

Um dos motivos para o aumento pode ser a facilidade para abrir e encerrar negócios, segundo explica a especialista em BPO financeiro, gestão e reestruturação de empresas, Dra. Kélen Abreu.

“É possível correlacionar esses dados com a taxa de desemprego no país, que vem diminuindo nos últimos meses e fazendo com que profissionais autônomos encerrem as atividades da empresa”, explica.

No entanto, no mesmo período, foram abertas mais de 2 milhões de novas empresas, o que mostra o crescimento. Dados apontam que serviços e varejo estão entre as principais atividades para novos negócios. Para a especialista, isso indica que muitas pessoas estão se aventurando no empreendedorismo ou mesmo regularizando uma situação de informalidade.

“É importante que esses empreendedores entendam que também existem benefícios para quem tem uma empresa regularizada como MEI ou Simples Nacional com o devido apoio administrativo”, relata.

Apesar da taxa de mortalidade de negócios do primeiro semestre, o cenário de empreendedorismo no país segue estável e com números positivos. “O Brasil segue sendo uma nação empreendedora. As pessoas continuam abrindo seus negócios, muitas vezes por necessidade, mas também por oportunidade”, finaliza.

FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.