

A Prefeitura de Irecê oficializou, nesta quinta-feira (27), a assinatura da Ordem de Serviço que garante R$ 7 milhões em investimentos em obras de infraestrutura urbana, com apoio da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM) e da Galvani. A cerimônia, realizada na sede do município, marca o início de um conjunto de intervenções que incluem pavimentação com piso intertravado, recapeamento em asfalto quente e requalificação de praças, elevando a qualidade de vida do povo da região.
Os investimentos fazem parte das contrapartidas do Projeto Irecê, desenvolvido pela Galvani em parceria com a CBPM, que tornará a Bahia independente da importação de fertilizantes fosfatados. A iniciativa já apresenta resultados positivos para a região antes mesmo do início da operação, com a geração de emprego, renda e novas oportunidades.
Compromisso com o desenvolvimento
De acordo com o presidente da CBPM, Henrique Carballal, os investimentos evidenciam o modelo de mineração sustentável e inclusiva adotado pela Companhia no território baiano. “O que nós estamos anunciando hoje é um passo importante para que a população de Irecê saiba que o que está vindo não é para tirar daqui riqueza e levar para fora, mas sim para trazer riqueza para o povo de Irecê e da região. Então, além dos empregos, oportunidades e condições de desenvolvimento que um empreendimento desse porte trará, nós já estamos trazendo benefícios concretos com investimentos na veia do desenvolvimento urbano do município através dessas obras”, afirmou.
“Esses investimentos são resultado de muito trabalho e de uma missão liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues: desenvolver a mineração do estado da Bahia com foco no desenvolvimento social do nosso povo”, completou o presidente da CBPM.
Motivo de celebração
Para o prefeito de Irecê, Murilo Franca, os investimentos em infraestrutura são motivo de muita alegria e satisfação para o município. “Nós estamos falando aqui de mais de 80 mil metros quadrados de pavimentação. Isso melhora a vida das pessoas, dá mais mobilidade, mais trafegabilidade, mais saúde pública e mais dignidade”, informou. “Parabenizo o presidente Carballal, que colocou a CBPM em um lugar de destaque e que, juntamente com o Governo do Estado, foi fundamental para que este anúncio se tornasse realidade”, destacou o prefeito de Irecê.
Qualidade de vida
Quem também celebrou a Ordem de Serviço foi o ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, que reconheceu o impacto social das obras para o povo do município. “A pavimentação não é simplesmente concreto, asfalto ou intertravado. Ela leva saúde, dignidade e valoriza o imóvel das famílias. Quando fazemos uma praça, geramos lazer para as crianças, convivência para os idosos e qualidade de vida para todos”, declarou.
Foto: Waldson Alves/Divulgação/Prefeitura de Irecê