sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

34 LOCALIDADES BAIANAS ESTÃO COM ABASTECIMENTO DE ÁGUA INTERROMPIDO, SEGUNDO EMBASA

Redação - 29/12/2021 09:19

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) divulgou na última terça-feira (28) um levantamento atualizado dos municípios com abastecimento afetado por conta das chuvas. Em toda a Bahia, 78 localidades sofreram alguma mudança no abastecimento. Até o momento, 34 localidades ainda estão sem receber água por parte da Embasa.

Os dados da concessionária mostram que nove localidades estão com a vazão reduzida e outras 35 estão com o abastecimento sendo retomado gradativamente.

Segundo a Embasa, os técnicos estão atuando para retomar, no menor prazo possível, a operação dos sistemas. Porém, a concessionária informou que as fortes chuvas inundaram estações de captação e tratamento, danificaram equipamentos e romperam tubulações.

A força da correnteza foi tamanha que, em alguns locais, as bombas usadas para captar água no rio foram arrancadas do seu lugar. Em outros sistemas, o entulho trazido pelos rios entupiu equipamentos, obstruindo a captação de água. Desabamentos de encostas causaram rompimento de tubulações, muitas vezes em locais inundados. Há também sistemas que não estão funcionando por falta de energia elétrica.

Da extensa área do interior baiano afetada, destaca-se a região do Vale do Jiquiriçá, onde os municípios de Jiquiriçá e Mutuípe, por exemplo, tiveram grandes trechos de adutoras danificados, em pontos de difícil acesso devido ao alagamento. Outra região intensamente afetada foi o sul baiano, próximo ao município de Itabuna. O sistema integrado que atende Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves e outras localidades está sem condições de operar devido ao rompimento de adutora.

 

Foto: Governo da Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.