

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou nesta quarta-feira (26) que a sabatina de Jorge Messias, advogado-geral da União indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), pode ser adiada. A indicação ainda não chegou formalmente ao Senado, apesar de ter sido publicada no Diário Oficial da União.
A sabatina estava marcada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para 10 de dezembro. Porém, segundo Otto, o colegiado aguarda o envio da mensagem oficial do Palácio do Planalto antes de confirmar o calendário.
Jorge Messias foi escolhido por Lula na quinta-feira (20) para assumir a vaga aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Roberto Barroso. Após passar pela CCJ, ele precisará obter ao menos 41 votos no plenário do Senado.
O governo acompanha o processo com cautela, especialmente após a recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República ter sido aprovada por apenas 45 votos em 12 de novembro. A indicação também elevou o mal-estar entre governo e Senado, já que o preferido da maioria dos senadores e do próprio Alcolumbre era Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado



