

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (24), impulsionados pelo aumento das apostas em um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) no próximo mês. O movimento ganhou força após o presidente do Fed de Nova York, John Williams, afirmar na sexta-feira que as taxas de juros poderiam cair sem colocar em risco a meta de inflação e ainda proteger o mercado de trabalho. “Considero que a política monetária está sendo modestamente restritiva… Portanto, ainda vejo espaço para um ajuste adicional no curto prazo na faixa da meta da taxa básica para aproximar a postura da política da faixa neutra”, disse Williams.
O mercado está precificando uma probabilidade de cerca de 70% de um corte de 0,25 ponto percentual, de acordo com a ferramenta CME FedWatch, acima dos cerca de 44% registrados na semana que terminou em 14 de novembro.
Estados Unidos
O mercado busca retomar fôlego na semana do feriado de Ação de Graças, depois de uma queda que interrompeu o ímpeto de alta das empresas ligadas à inteligência artificial neste ano. Mesmo com o rali observado em 2025, os principais índices acumulam perdas expressivas em novembro, reflexo de uma reavaliação das avaliações esticadas das companhias de tecnologia avançada. A Bolsa americana ficará fechada na quinta-feira devido ao feriado de Ação de Graças e encerrará o pregão mais cedo, às 13h (horário da Costa Leste), na sexta-feira.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta, após o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, sinalizar a possibilidade de um terceiro corte na taxa de juros ainda este ano. Na sexta-feira, Williams sugeriu que o Fed poderia reduzir sua taxa básica de juros, já que a fragilidade do mercado de trabalho representa uma ameaça econômica maior do que a inflação mais alta.
Europa
Os mercados europeus sobem, acompanhando a valorização das ações globais, com o ressurgimento das esperanças de um corte na taxa de juros pelo Fed em dezembro. A Europa tem uma segunda-feira esvaziada de indicadores, mas os mercados britânicos já se antecipam ao Orçamento de Outono de quarta-feira, marcado por expectativas de aumentos de impostos propostos pela ministra Rachel Reeves. Paralelamente, investidores seguem atentos às negociações entre EUA e Ucrânia por um plano de paz, depois que uma versão inicial de 28 pontos foi vista como favorável à Rússia e exigente demais para Kiev.
Commodities
Os preços do petróleo operam em baixa nesta segunda, ampliando as perdas da semana passada, à medida que as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia se aproximavam de uma solução e o dólar se fortalecia. As cotações do minério de ferro na China subiram, interrompendo uma sequência de duas sessões de queda, com notícias de apoio político de Pequim e novas interrupções no fornecimento alimentando o sentimento otimista.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
Divulgação / Pixabay