sexta, 21 de novembro de 2025
Euro Dólar

BAHIA REFORÇA REGULAÇÃO E PREPARA MUTIRÃO APÓS AUMENTO DE DEMANDAS NA REDE DE SAÚDE

Victoria Isabel - 21/11/2025 18:00

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, passou a manhã desta sexta-feira (21) na Central Estadual de Regulação, em Salvador, para acompanhar o trabalho das equipes e planejar o mutirão de atendimentos marcado para o próximo sábado, dia 29.

A visita ocorre em meio ao período de chuvas e ao aumento das solicitações por internação, cirurgias e exames de imagem. Segundo a secretária, a Central tem recebido mais de 1.200 solicitações por dia e, em 2025, já foram regulados mais de 290 mil pacientes.

“O monitoramento diário do cenário epidemiológico e da regulação é uma determinação do governador Jerônimo Rodrigues. As equipes da Rede de Urgência e Emergência e da Vigilância em Saúde mantêm contato permanente com os municípios para organizar fluxos e evitar desassistência”, disse a secretária.

O crescimento da demanda ocorre em paralelo à ampliação da rede estadual. Nos últimos três anos, foram abertos mais de 3.500 leitos, com a entrega de 10 novos hospitais e outros oito em construção. A titular da pasta estadual da Saúde ressalta que o objetivo é reduzir o tempo de espera e dar respostas mais rápidas.

Atualmente, a maior pressão na regulação vem de casos de ortopedia, grande parte ligada a acidentes nas estradas, sobretudo em dias de chuva. A segunda maior demanda é de pacientes com problemas vasculares. A secretária alerta para que a população redobre a atenção nas rodovias e para que pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, mantenham o uso regular das medicações e o acompanhamento nas unidades de saúde, evitando complicações como AVC e amputações.

Ela lembrou ainda que o governo estadual tem apoiado os municípios na construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde, reforçando a atenção primária como porta de entrada do SUS e principal frente de controle das doenças crônicas. Com o mutirão do dia 29 e o monitoramento contínuo das demandas, a Sesab busca reduzir a pressão sobre a urgência e organizar melhor o acesso.

Foto: Pablo Barbosa/Saúde GovBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.