quarta, 12 de novembro de 2025
Euro Dólar

SALVADOR SERÁ PALCO DE WORKSHOP COM NOMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PELE POR CIRURGIA DE MOHS

João Paulo - 12/11/2025 13:40 - Atualizado 12/11/2025

Nesta sexta-feira (14), médicos baianos com diversas especialidades cirúrgicas que tratam tumores cutâneos participarão de um encontro com grandes nomes nacionais e internacionais para um Workshop sobre Cirurgia Micrográfica de Mohs, técnica que representa padrão-ouro para o tratamento de diversos cânceres de pele.

Considerada a técnica mais precisa para a remoção de tumores cutâneos, a Cirurgia de Mohs foi desenvolvida na década de 1940 e se destaca por remover o mínimo de tecido saudável possível, garantindo margens livres do tumor com altíssimas taxas de cura (acima de 99% para muitos tipos de câncer de pele).

O evento acontecerá no centro cirúrgico ambulatorial da clínica AMO e trará, entre os convidados, Abel González, maior referência em cirurgia de Mohs na América Latina, e Flávio Carvazan, fundador, diretor e professor do TIMOS (Treinamento Intensivo em Cirurgia Micrográfica de Mohs no Brasil) e membro da diretoria do GBM (Grupo Brasileiro de Melanoma) e Felicci Ricardi, vice-presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma  e coordenador do Núcleo de onco cutânea em Porto Alegre/RS.

A coordenação do serviço de Mohs da clínica AMO, assim como a organização do workshop, é do cirurgião oncológico Miguel Brandão, coordenador do Grupo de Oncologia Cutânea e presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma – GBM. “A vinda desses especialistas não é apenas um evento, é a validação do nosso compromisso. O Workshop de Mohs garante que a Bahia domine o que há de mais seguro e eficaz no tratamento do câncer de pele”, explica o Dr. Miguel Brandão.

Câncer de pele no Brasil

O câncer de pele é o tipo de câncer com maior incidência no Brasil, superando o de mama, próstata e cólon. Cerca de 30% de todos os tumores malignos são de câncer de pele, com 185 mil novos casos por ano, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Os casos têm apresentado crescimento contínuo, impulsionados principalmente pela exposição solar inadequada. Técnicas avançadas, como a Cirurgia de Mohs, são cruciais, pois permitem tratar lesões em áreas esteticamente sensíveis (como face e pescoço) com máxima preservação do tecido sadio.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.