sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

“PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA DEVE APRESENTAR UM PLANO DE AMPLIAÇÃO A REDE DE SAÚDE PARA REALIZAÇÃO DO MICARETA”, COBRA O CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA  

João Paulo - 28/03/2024 13:20

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia solicitou na última segunda-feira (25), para a prefeitura de Feira de Santana, que apresente o Plano de Ampliação a Rede de Saúde com intuito de garantir efetivamente a assistência à saúde da população quanto a realização da Micareta, uma vez que a rede estadual e municipal se encontra sobrecarregada. A solicitação foi feita com base no alto índice de casos prováveis da dengue no município, que já chega a 2.888, onde o sistema de saúde local vem enfrentando uma sobrecarga significativa, exigindo medidas urgentes para conter o avanço da doença e proteger a população.

A aglomeração de pessoas não é um fator de risco para a disseminação da dengue. O problema, é que nesse período há um alto número de pessoas se deslocam para o município, o que gera um aumento nas admissões hospitalares. As principais razões para esse crescimento incluem intoxicações alimentares e alcoólicas. De acordo com o presidente do CES-BA, Marcos Gêmeos, o conselho não é contra a realização de festas, mas é extremamente preocupante que gestores ainda pensem em priorizar o gasto do dinheiro público com as comemorações ao invés de prestar a assistência à população.

Marcos ainda afirma que fará a mesma solicitação aos municípios de Vitória, Conquista e Salvador, que registram respectivamente 11.627 casos e 4.962 casos prováveis. O conselho sugere que caso não haja um plano de ampliação, que a prefeitura faça uma avaliação criteriosa e qualificada para realização de um evento com um quantitativo de público esperado significativo. Ao todo, na Bahia, foram notificados 81.428 casos prováveis da doença até o dia 23 de março de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 575,8 de casos/100.000 habitantes. No mesmo período de 2023, foram notificados 13.854 casos prováveis, o que representa um aumento de 487,8%. No total, 285 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue, entre eles os três citados. Outros 45 estão em risco e 12 em alerta.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.