

O Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, divulgado pela MySide, apontou Vitória da Conquista como o município baiano mais seguro entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A cidade registrou 29,5 homicídios por 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde e estimativas do IBGE.
Na sequência, aparecem Luís Eduardo Magalhães (30,9) e Itabuna (32,1), que completam o top 3 do ranking estadual. O levantamento utiliza como base a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) da OMS para padronização dos dados de mortalidade.
A capital baiana, Salvador, ocupa a oitava posição no ranking estadual, com 57,6 assassinatos por 100 mil habitantes, índice que também a coloca na 27ª e última posição nacional entre as capitais, ficando logo atrás de Recife (57,2).
Os dez municípios baianos mais seguros segundo o anuário são:
O levantamento também mostra que a Bahia ocupa a 25ª posição entre os estados mais seguros do país, com taxa média de 42 homicídios por 100 mil habitantes. A Região Nordeste, com 35,9, é a mais violenta do Brasil, segundo o estudo.
Foto: Reprodução/Prefeitura Vitória da Conquista