segunda, 10 de novembro de 2025
Euro Dólar

FÓRUM MARCA INICIO DE IMPLANTAÇÃO DO NOVO MODELO DE COMPRAS NO ESTADO

Victoria Isabel - 10/11/2025 19:00

A Secretaria da Administração (Saeb) deu início à implantação do novo modelo de compras do Estado, nesta segunda-feira (10), com a realização do Fórum Baiano de Compras Públicas, no Hotel Deville Prime, situado no bairro de Itapuã. O evento, que reuniu cerca de 700 participantes entre servidores e gestores públicos, também marcou o lançamento do Plano Estratégico dos Processos de Logística de Suprimentos do Estado (período 2025-2027).

O novo modelo de compras do Estado é resultado de um trabalho realizado ao longo de um ano e meio, capitaneado pela Secretaria da Administração, com apoio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Instituto Publix – consultoria contratada para auxiliar no desenvolvimento do projeto. O modelo foi construído de forma conjunta, contando ainda com a participação de representantes de 15 órgãos estaduais, além dos integrantes do Grupo de Trabalho.

O projeto contou com mais de 130 workshops realizados em todo o Estado, além de levantamentos de dados, entrevistas e o mapeamento dos fluxos dos processos de compras estaduais. A iniciativa foi financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Bahia (Profisco II).

Fórum – O secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, falou na abertura do evento. “O Fórum Baiano de Compras Públicas tem o objetivo de lançar o Sistema Integrado de Logística, que vai mudar a forma como fazemos a logística de suprimentos no Estado da Bahia. O objetivo do novo modelo é trazer mais economicidade e eficiência para as aquisições públicas baianas”, declarou o titular da Saeb.

A superintendente de Recursos Logísticos da Saeb, Geisiane Magalhães, que está diretamente à frente do projeto, comentou sobre os princípios que nortearam o trabalho: “O novo modelo de compras é fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde abril de 2024. O levantamento do cenário identificou a necessidade de rever a forma como compramos no Estado, para gerar celeridade processual, economicidade e sustentabilidade. Estamos propondo um olhar mais estratégico, com um modelo de governança definido e baseado em princípios e no balizamento jurídico”, analisou.

Pelo novo projeto, os fluxos de compras dos órgãos estaduais foram redesenhados, padronizados e unificados, reduzindo-se de 170 tipos para 25. O novo modelo foi estruturado a partir de premissas como missão, visão, valores e objetivos. O Projeto Sistema Integrado de Logística está alinhado às boas práticas, tendências e soluções inovadoras que transformarão a forma como o Estado planeja, adquire e gerencia seus recursos.

Também participaram da abertura do evento o titular da Procuradoria Administrativa da PGE, Jamil Cabus Neto, e o diretor do Instituto Publix, Gilberto Porto. No período da tarde, o evento contou com uma programação extensa, incluindo palestras, discussões técnicas, interação com o público presente e espaço para manifestações dos representantes dos órgãos estaduais.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.