

O dono do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, resolveu trocar o comando da sua área de shoppings centers.
O novo CEO da JCPM Shoppings, que inclui o Salvador Shopping e mais 11 empreendimentos no Nordeste, incluindo o Shopping Recife, o RioMar Recife, será o pernambucano Sérgio Moraes Vieira Filho, que trabalhou mais de 20 anos no sistema Coca-Cola em vários países.
Nos últimos anos, o negócio de shoppings foi liderado por Jaime Queiroz, o braço direito de Paes Mendonça que trabalha com o empresário há 45 anos. Mas Jaime também tinha outras atribuições. Sérgio, o novo CEO do negócio de shoppings, ficará 100% dedicado ao segmento.
Os shoppings são de longe o maior negócio da JCPM, que também tem uma construtora e incorporadora, além de ser dona do sistema de comunicação Jornal do Commercio, que inclui jornal, rádio e TV.
No ano passado, os 11 shoppings tiveram uma receita líquida de R$ 779 milhões, uma alta de cerca de 5% em relação ao ano anterior, com um lucro líquido de R$ 440 milhões, 9% maior que o de 2023.
Boa parte dos shoppings da JCPM foram construídos entre 2007 e 2016, depois de Paes Mendonça ter vendido a rede de supermercados Bompreço para o grupo holandês Royal Ahold em 2000.
“É muito difícil construir um novo shopping no Nordeste hoje porque não tem mais terreno. Os terrenos que tem não tem linha de acesso, e falta segurança,” disse ele. Já os shoppings já erguidos no Nordeste “são difíceis de adquirir, porque ninguém está querendo vender. Mas se formos provocados, podemos olhar.”
O conselho, que até agora supervisionava apenas o negócio de shoppings, subiu para a holding, passando a olhar também os outros negócios do grupo, especialmente o imobiliário. Jaime Queiroz passa a fazer parte do board como vice-presidente.
Os outros integrantes são: Marcelo Silva, o ex-CEO do Magazine Luiza (como independente) e os três netos de Paes Mendonça: João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho e Renato Paes Mendonça Tavares de Melo. Com informações do Brazil Journal.