PRIMEIRO TREM DO VLT DO SUBÚRBIO DE SALVADOR É APRESENTADO OFICIALMENTE

PRIMEIRO TREM DO VLT DO SUBÚRBIO DE SALVADOR É APRESENTADO OFICIALMENTE

A primeira composição do VLT do Subúrbio de Salvador finalizada na fábrica da BYD, na China, foi apresentada pela empresa, na manhã desta quinta-feira (8). O VLT é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo da Bahia e a Skyrail Bahia, empresa responsável pela implantação e operação do transporte. A previsão é de que o trem chegue a capital baiana entre dezembro deste ano e janeiro de 2022.

“Nos enche de orgulho. Após colocar a Bahia como a segunda maior extensão de metrô do Brasil, agora dar um passo largo para modernização do seu transporte, com o seu veículo moderno, que vai substituir um trem da década de 40, década de 50 e que já não reunia mais condições operacionais, muito menos nas condições de conforto e atualização tecnológica, velocidade, rapidez, que esse veículo proporciona”, disse o governador Rui Costa durante a apresentação.

O modal terá um sistema composto por carros elétricos e energia 100% limpa. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 bilhões na construção do sistema. Classificado como veículo leve de transporte do tipo monotrilho, o VLT, segundo o governo da Bahia, funcionará com base em 25 paradas em duas linhas, e tem a expectativa de beneficiar cerca de 600 mil pessoas que vivem na região do subúrbio.

A Fase 1 das obras do VLT compreendem 19,2 km, com 21 estações e planeja ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais cinco estações.

Foto: Divulgação / Skyrail Bahia