quinta, 30 de outubro de 2025
Euro Dólar

EMBAIXADOR SUL-COREANO DESEMBARCA NA BAHIA E DISCUTE INVESTIMENTOS E PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Bruna Carvalho - 30/10/2025 08:59

Terras raras, Carnaval de Salvador e energias renováveis foram alguns dos principais temas da reunião entre a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, e o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Choi Yeonghan, realizada na tarde desta quarta-feira (29). A visita integra uma agenda voltada à ampliação das relações institucionais e ao fortalecimento de parcerias entre o estado e empresas sul-coreanas.

“A Bahia é muito receptiva e tem várias áreas para investimentos, estamos de braços abertos!”, afirmou Ivana Bastos, destacando o potencial dos setores de mineração, energia eólica e solar. A deputada adiantou que o Legislativo vai apoiar iniciativas que facilitem a instalação de empreendimentos da Coreia do Sul em municípios baianos. O embaixador explicou que está reunindo informações para apresentar ao governo e a empresários sul-coreanos.

O Brasil mantém relações bilaterais com a Coreia do Sul há 66 anos. O país asiático é o quarto maior parceiro comercial brasileiro na Ásia e o 12º no mundo. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de ampliar o comércio, incentivar a cooperação científica e tecnológica e fortalecer a parceria em energias renováveis. Atualmente, a Bahia já mantém uma cooperação entre a Bahiafarma e a Samsung Bioepis, com foco na transferência de tecnologia para a produção de medicamentos biológicos complexos.

Na terça-feira (28), o embaixador e sua comitiva — formada pelo conselheiro Jihoon Kim, o adido comercial Sung Ho Kong e o especialista econômico Rafael Kim — se reuniram com o vice-governador Geraldo Júnior. A audiência tratou da ampliação de parcerias entre setores produtivos da Bahia e empresas coreanas nas áreas de mobilidade, biotecnologia e cosméticos. Atualmente, mais de 200 empresas da Coreia do Sul operam no Brasil, concentradas principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, e buscam expandir suas atividades para outros estados.

Yeonghan também demonstrou interesse na visita de uma missão baiana à Coreia do Sul, com o objetivo de apresentar o potencial econômico do estado. Ivana Bastos afirmou que a ALBA pretende integrar a delegação e que vai sugerir à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que presidiu, o fortalecimento de laços com o país asiático. “Temos intercâmbio com Legislativos do Japão, Taiwan e vários países. Vou agendar com a presidência da Unale uma visita à embaixada do seu país”, disse a deputada.

Foto: Vaner Casaes

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.