

Inovações na área da pediatria será o tema do III Simpósio de Produção Científica da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão Gesteira). O evento será realizado em 6 de novembro, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (campus Cabula), e reunirá especialistas renomados na área, além de contar com palestras, painéis, apresentações de trabalhos e o lançamento da revista científica da Liga “Journal of Pediatrics and Childcare”.
Na programação, das 8h às 18h, haverá palestras de pesquisadores e estudiosos como João Carlos Salles , ex-reitor da UFBA e doutor em filosofia pela Unicamp, Humberto Castro Lima, neurologista com doutorado pela USP e especialista em eletroencefalografia, entre outros participantes. “O Simpósio é um espaço de excelência técnica e científica, que estimula o diálogo entre inovação, prática clínica e investigação acadêmica”, afirma a gerente de ensino e pesquisa Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), Luciana Knop.
A revista que será lançada é uma continuidade de uma publicação já feita pela Liga Álvaro Bahia, a Revista de Pediatria e Puericultura, criada em 1931. “Duarte o evento, o lançamento do The Journal of Pediatrics and Childcare representará um passo fundamental na consolidação da produção científica da Liga em nível nacional e internacional, fortalecendo a difusão do conhecimento e o compromisso histórico da instituição com a vida e o futuro das crianças”, acrescenta Luciana.
Organizado pelo IESG, o Simpósio é dedicado à apresentação de trabalhos científicos, troca de experiências e construção de redes colaborativas. Interessados em participar podem se inscrever como ouvintes por meio do link: https://bit.ly/IIISimposioLABCMI.
“A terceira edição terá como tema central inovação, reafirmando o compromisso da instituição com o desenvolvimento de soluções criativas e eficazes para os desafios da saúde infantil. Os principais objetivos são, valorizar a produção científica interna, incentivar a formação de novos pesquisadores e promover o debate técnico-científico que contribua para a melhoria da qualidade da assistência prestada, especialmente nos contextos de maior vulnerabilidade social”, destaca a gerente do IESG, Danubia Leal.
A divulgação dos trabalhos realizados pela Liga, explica a gestora do IESG, é essencial para compartilhar conhecimento na área da saúde, visto que a instituição vem se consolidando como um centro de excelência em pesquisa e cuidado infantil.
Dentre as unidades de assistência vinculadas à Liga e que se destacam como referências em ensino e pesquisa, estão o Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana (BA), o Centro de Referência para Transtornos do Espectro do Autismo (CRE-TEA), também em Salvador, e o Hospital da Criança de Maringá (PR).
“Esses espaços não apenas promovem assistência de excelência, mas também fomentam atividades de ensino, pesquisa e formação profissional, reforçando a missão do simpósio de articular conhecimento e cuidado em diferentes territórios do país”, frisa Danubia.
Participarão também do Simpósio: Juliana Miranda (UEFS); Luciano Marques (UEFS); Aisiane Cedraz (UEFS); Arthur Périco (Hospital da Criança de Maringá); Juliana Magalhães (CRE-TEA); Mariá Romanio (Hospital da Criança de Maringá); Andressa Clara de Araújo (UFBA); João Campos (UFBA); Ian Simões (Hospital Martagão Gesteira).



