O presidente Lula (PT) lançou o Programa Reforma Casa Brasil nesta segunda-feira (20), que prevê a liberação de R$ 40 bilhões em créditos para estimular reformas e melhorias habitacionais. A iniciativa conjunta dos Ministérios da Fazenda e das Cidades é voltada para as famílias que já possuem um imóvel.
O valor será destinado a todo o processo de reforma, desde a compra de materiais até os serviços de mão de obra e a execução de projetos. A meta inicial do governo é conseguir 1,5 milhão de contratações.
Famílias pertencentes à classe média também serão beneficiadas. A aplicação do programa para as famílias com renda acima de R$ 9.600 foi anunciada para atender a classe média. Para isso, elas terão o crédito disponibilizado diretamente pela Caixa Econômica. “O programa vai atender tanto as famílias das classes mais baixas, quanto as da classe média”, declarou Barbalho.
Programa será dividido em três faixas:
O governo afirma que operação será simplificada e digital, iniciando no site ou aplicativo do banco, a partir de 3 de novembro. A regra vale para os clientes das modalidades do Minha Casa, Minha Vida que possuem relacionamento ativo com a Caixa e seja o único membro com renda na família. Clientes sem vínculo com o banco devem comparecer a uma agência.