Inovar para capacitar. Com essa visão, o Metrô Bahia está mudando a realidade do mercado de trabalho com a capacitação de mulheres na área de manutenção. Esta sexta-feira (17) foi marcada pela formatura de 16 mulheres que participaram do curso de Capacitação da Manutenção promovido este ano pelo Metrô Bahia em parceria com o Senai Dendezeiros. Do total, seis foram contratadas pela concessionária e uma delas já ocupa o cargo de líder na manutenção.
“Estou muito feliz e honrada pela oportunidade de participar do curso e ainda mais em ser convocada para vaga de Líder de Manutenção. Agora faço parte da equipe e fico impressionada com o profissionalismo e a expertise demonstrados pela empresa durante todo processo de integração”, disse Priscila Gomes, Líder de Manutenção contratada durante o curso.
A iniciativa do Metrô Bahia é um exemplo de como a educação pode ser um poderoso instrumento de transformação social e econômica. “Cada real que a gente investe em educação a gente causa um impacto social. Eu acredito que é por meio da educação e desenvolvimento que a gente pode mudar o país”, destacou Juliana Romão, diretora do Metrô Bahia.
As histórias de superação e crescimento profissional das formandas são um testemunho do impacto positivo que a iniciativa do Metrô Bahia pode ter na vida das pessoas e na sociedade. “Foram meses muito interessantes e de aprendizado. Esse projeto é enriquecedor, tanto na parte teórica, com professores maravilhosos, quanto com a parte prática. Estou otimista em relação ao futuro, em busca de crescimento na área de manutenção de trilhos”, disse Mirian Santos, formanda do curso.
A coordenadora de Pessoas do Metrô Bahia, Betânia Pita, destacou a importância do projeto para a capacitação metroferroviária e para a promoção da igualdade de gênero. “Esse projeto tem uma importância fundamental no nosso processo de capacitação metroferroviário. A gente consegue identificar potenciais mulheres no mercado de trabalho e promover a igualdade de gênero e trazer muito desenvolvimento para nossa área”, disse.
O Metrô Bahia possui 32% dos cargos de liderança na empresa ocupados por mulheres. Para ampliar esse percentual, a concessionária tem investido na inclusão feminina e na sensibilização do público masculino para essa mudança.
Além disso, são desenvolvidas ações afirmativas na empresa como a contratação de mulheres, promoção de mulheres grávidas, acompanhamento de colaboradoras gestantes, entre diversas iniciativas que têm como objetivo tornar o ambiente cada vez mais saudável e igualitário para as colaboradoras.
Em 2025, o Metrô Bahia recebeu o Selo Lilás, uma certificação do Governo da Bahia pela valorização das mulheres no ambiente de trabalho, enfrentamento à desigualdade de gênero e à promoção de ambientes laborais mais justos e inclusivos.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com 1.327 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
Crédito das imagens: Divulgação / CCR Metrô Bahia