A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou nesta quarta-feira (15) uma vistoria na subestação localizada no Paraná que apresentou falha e provocou o apagão registrado em todas as regiões do Brasil na madrugada de terça-feira (14). A fiscalização marca o começo das investigações que vão apurar as causas da pane e possíveis responsabilidades dos agentes do setor elétrico.
Segundo a Aneel, a inspeção busca identificar se o incêndio ocorrido no reator da subestação foi provocado por falhas de manutenção ou por defeitos nos sistemas de proteção e isolamento. Esses dispositivos têm papel essencial para impedir que panes localizadas se espalhem e causem interrupções em larga escala, como a registrada nesta semana.
Paralelamente à vistoria no Paraná, técnicos da agência também foram enviados à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Florianópolis, para analisar as medidas adotadas durante o blecaute.
As informações colhidas nas duas frentes serão reunidas no Relatório de Análise de Perturbação (RAP), documento que deve detalhar as causas, o alcance e os impactos da falha no sistema elétrico brasileiro.
Foto: Manu Dias/GOVBA