quinta, 16 de outubro de 2025
Euro Dólar

AGORA TEM ESPECIALISTAS LANÇA NOVAS CARRETAS DA SAÚDE DA MULHER COM EXAMES DE CÂNCER PARA QUATRO ESTADOS

LUIZA SANTOS - 16/10/2025 18:05

Com mais seis carretas da saúde da mulher, o programa Agora Tem Especialistas amplia a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos de câncer de mama e de colo de útero para pacientes do SUS que estavam à espera de atendimento. Nesta sexta-feira (17), municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Paraná e Roraima recebem as novas unidades móveis de atendimento especializado, que integram as 28 carretas disponibilizadas pelo programa do governo federal neste Outubro Rosa. Elas levarão mais de 130 mil procedimentos a regiões com vazios assistenciais em 22 unidades federativas.

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama – o que mais mata mulheres no Brasil – e o de colo de útero – o quarto que mais leva a óbitos -, a oferta do atendimento nas carretas é realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS). Para essa ação, foram investidos R$ 18,9 milhões em recursos federais. Contudo, a definição e o agendamento das pacientes a serem atendidas nas unidades móveis são realizados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que observam os critérios definidos em suas centrais de regulação.

“Nosso compromisso é levar resultados concretos para todos os brasileiros, em todas as regiões do país, sem exceção. Por isso, com as carretas do Agora Tem Especialistas, demos um novo passo nessa jornada, levando atendimento até onde a população está. Neste Outubro Rosa, 42,5 mil pacientes do SUS serão atendidas dentro das unidades móveis, totalmente estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais”, destacou o secretário executivo e ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda.

As novas carretas, que a partir desta sexta-feira (17) reforçam o atendimento pelo programa, começam a atuar em Russas (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO). Elas se somam a outras 15 que, desde o último dia 10 de outubro, estão funcionando em 13 estados nos municípios de Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE) e Goiânia (GO).

Na próxima semana, mais sete carretas da saúde da mulher devem ampliar a oferta de atendimentos em outros municípios brasileiros pelo programa Agora Tem Especialistas.

Saúde especializada para todos

Equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado estão preparadas para atender as pacientes do SUS nas carretas da saúde da mulher. Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, estão disponíveis mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de mama; e exame anatomopatológico de mama. Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, as unidades contam com colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.

O consultório ginecológico das carretas do Agora Tem Especialistas também conta com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico; sala de espera externa em tenda climatizada, com capacidade para, no mínimo, 60 pessoas sentadas simultaneamente, TV de 42 polegadas, além de bebedouro com fornecimento de água potável. As carretas têm, ainda, sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.

Foto: Ministério da Saúde

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.