Passageiros que utilizam as linhas intermunicipais operadas pela Viação Cidade Sol têm relatado uma série de transtornos desde que a empresa assumiu, há mais de um mês, as rotas antes administradas pelas viações Jauá e Regional. As reclamações vão desde filas extensas para compra de passagens até atrasos e superlotação nos ônibus.
Na rodoviária de Salvador, as queixas se tornaram recorrentes. “Cheguei lá 18h10, no autoatendimento não estava saindo passagem para Candeias. A fila estava enorme, só fui conseguir comprar passagem 18h35. A atendente do guichê queria me empurrar uma passagem do horário das 22h, eu disse que não, que tinha um saindo mais cedo (18h40). Aí ela me deu a passagem em pé”, relatou um passageiro. Segundo ele, o embarque foi caótico: “O ônibus saiu lotado, com 15 pessoas em pé. Tudo isso pelo descaso deles de não colocar as passagens no sistema para comprar online.”
Outra usuária também criticou a demora e a falta de organização. “Cheguei ao terminal às 8h40 e me deparei com uma fila enorme no guichê para compra de passagens. Esperava conseguir comprar a passagem de 09h00 para Candeias, mas a demora foi tanta que só consegui 9h20 para Madre de Deus, quase uma hora só na fila. Além desse transtorno, o ônibus também atrasou. Quando foi sair da rodoviária já eram quase 10h, sendo que tinham vários ônibus parados que poderiam ter feito o transporte”, contou.
Os problemas começaram após o encerramento das operações das empresas Jauá e Regional, substituídas pela Cidade Sol após determinação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). À época, a agência reconheceu as dificuldades e afirmou que as “adequações necessárias seriam implementadas em um curto espaço de tempo”.
No entanto, mais de um mês após a mudança, passageiros afirmam que a situação pouco melhorou. A demanda por passagens continua alta, o atendimento nos guichês segue lento e as opções de compra digital ainda são limitadas — cenário que tem gerado insatisfação entre os usuários que dependem do transporte intermunicipal.
O que diz a Agerba
Procurada pela redação do portal Bahia Econômica, a pasta afirmou que que está acompanhando de perto o processo de transição e operação das linhas assumidas pela empresa Viação Cidade Sol. Sobre os relatos apresentados pelos passageiros, a Agerba informou que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas.
“A Viação Cidade Sol foi notificada para que realize, com a máxima urgência, a integração total das linhas em sua plataforma de vendas, tanto online quanto nos terminais de autoatendimento. A empresa informou que está em fase final de ajustes operacionais e técnicos, e se comprometeu a concluir a integração nos próximos dias. Estamos cobrando prazos específicos e acompanharemos de forma contínua até que o sistema esteja completamente funcional para os passageiros”, diz a nota.
Quanto a denúncia da venda de passagens em pé nos veículos da empresa, o órgão afirmou que “repudia qualquer prática que comprometa a segurança e o conforto dos passageiros”.
“A venda de passagens além da capacidade permitida é proibida e passível de sanções. As denúncias recebidas estão sendo apuradas e a empresa será responsabilizada caso seja comprovado descumprimento das normas estabelecidas. Já foi solicitado à operadora que amplie a oferta de veículos, especialmente nos horários de pico, e que reforce a fiscalização interna para evitar episódios de superlotação”, completa.
A entendida também aproveitou para esclarecer que o guichê da Agerba, localizado no Terminal Rodoviário de Salvador, está aberto ao público para reclamações e denúncias como esta.
Foto: Arquivo Pessoal/Bahia Econômica