A capital baiana deve renovar parte significativa de sua frota de transporte coletivo até o inicio de 2026. Segundo fontes ligadas à Secretaria de Mobilidade (Semob), cerca de 700 novos ônibus serão incorporados aos sistemas Integra, STEC ( Subsistema de Transporte Especial Complementar ) e BRT Salvador.
O montante apresenta quase um terço de toda a frota urbana de Salvador e promete elevar a qualidade e o conforto do serviço prestado à população.
De acordo com as informações, a aquisição será divida em três: 226 ônibus serão comprados diretamente pela Prefeitura de Salvador com recursos do Novo PAC e repassados aos operadores do Integra; 180 veículos serão destinados ao STEC, viabilizados por meio de um empréstimo municipal; e outros 320 ônibus serão adquiridos diretamente pelas empresas do Integra.
As negociações já estão em curso e, conforme apurado, a gestão municipal conseguiu reduzir o valor médio dos ônibus convencionais, que caiu de R$ 800 mil em 2024 para cerca de R$ 770 mil em 2025.
Todos os novos veículos deverão sair de fábrica equipados com motorização Euro 6, sistemas de acessibilidade e ar-condicionado, atendendo aos padrões mais recentes de conforto e sustentabilidade exigidos para o transporte público.
Foto: Betto Jr/ Secom PMS