quarta, 08 de outubro de 2025
Euro Dólar

UNIÃO BRASIL VAI RETIRAR CARGO DE SABINO NO PARTIDO NESTA QUARTA, MAS EXPULSÃO FICARÁ PARA DEPOIS

João Paulo - 08/10/2025 06:39

O União Brasil vai reunir a Executiva Nacional nesta quarta-feira e deve aplicar punições ao ministro do Turismo, Celso Sabino, deputado licenciado pelo partido no Pará. Integrantes da cúpula da legenda dizem que há acordo para que seja aprovada uma medida cautelar que suspenda imediatamente o diretório da sigla no Pará, que atualmente é comandado por Sabino. A expulsão do ministro da sigla também é avaliada, mas não acontecerá de forma automática e passará por trâmites burocráticos dentro do partido.

Em setembro, o União Brasil deu ultimato e antecipou um movimento de desembarque da Esplanada dos Ministérios. Sabino chegou a anunciar que comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pediu demissão, mas segue no cargo e tem adiado sucessivamente a saída do governo. Diante disso, integrantes do União passaram a trabalhar com o cenário de que o comando do Ministério do Turismo não será trocado e deram seguimento para o processo de punição ao ministro dentro do partido.

O relator do parecer que deve trazer as punições a Sabino é o deputado Fábio Schiochet (União-SC). O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, integrante da Executiva Nacional da legenda, anunciou que a expulsão de Sabino da legenda será decidida na reunião de amanhã. A tendência é que haja um indicativo para que o ministro seja expulso, mas o processo que vai levar ele até sair oficialmente da sigla ainda precisará passar por outros trâmites, como um prazo para que o próprio ministro se manifeste sobre o caso. (O Globo)

Foto: Sérgio Lima /Poder360 – 23.ago.2023

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.