Buscando fortalecer o elo entre os setores produtivos e o cidadão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) montou, nesta terça-feira (7), um estande para orientações e encaminhamentos dos programas Treinar para Empregar e Salvador Lab durante a 1ª edição da Feira de Carreiras (Fecs 2025), da Empresa Jr. da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Realizada na Faculdade de Direito, no bairro da Graça, a Fecs reuniu 600 estudantes de um total de 1,7 mil inscritos para os dois dias de evento, que será encerrado nesta quarta-feira (8). Coordenadora do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Cristiane Thomaz, destacou que a gestão municipal tem muito a contribuir com os estudantes nesta etapa, em que o networking e a escolha da carreira serão decisivos para o futuro deles.
“Essa iniciativa é de grande importância para nós, que atuamos tanto no desenvolvimento de novos talentos como no fomento para geração de renda. E isso acontece por meio da empregabilidade ou pela via do empreendedorismo”, afirmou Cristiane.
A Feira de Carreiras, acrescentou ela, traz a oportunidade de gerar um banco de talentos capaz de intermediar o estudante para o mercado de trabalho, como empregado ou empreendedor.
“Temos, na Semdec, diversos serviços nesse sentido, com o próprio Simm e o programa Treinar Para Empregar, que realiza a capacitação desses jovens, com desenvolvimento de atividades profissionalizantes, além do Empreenda Salvador, que estimula o empreendedorismo, e o Salvador Lab, que é voltado exclusivamente para universitários”, listou.
A Fecs conta com 15 estandes, comandados por empresas como Moura Dubeux, Red Bull, PWC, Banco do Brasil, Escavador, Petrobras, Wilson Sons, Ambev, Shopping da Bahia, Sanar, dentre outras.
Iago Souza, que cursa o Bacharelado Interdisciplinar de Saúde, foi um dos jovens encaminhados para entrevistas de estágio por meio do estande da Semdec. “Essa oportunidade é um ótimo caminho para acessar o mercado de trabalho e para dar este primeiro passo rumo ao emprego no futuro”.
Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS