terça, 07 de outubro de 2025
Euro Dólar

PETROLÍFERA COLOMBIANA QUER EXPANDIR NEGÓCIOS NO BRASIL E MIRA POLO DA PETROBRAS NA BAHIA

João Paulo - 07/10/2025 11:00

A petrolífera colombiana Ecopetrol tem interesse na compra do Polo Bahia Terra, da Petrobrás na Bahia. Segundo o portal InvestNews, Jorge Martínez, chefe das operações da Ecopetrol no Brasil, comentou o interesse da empresa que busca negócios de petróleo e gás no Brasil. “Se Petrobras decidir vender seus ativos no Complexo Bahia Terra, ou buscar um parceiro, gostaríamos de participar desse processo”, disse Martínez

A CEO da Petrobrás Magda Chambriard afirmou no inicio do ano que o Polo Bahia Terra era um complexo de campos onshore que tem os custos operacionais mais altos do que em campos de águas profundas na chamada região do pré-sal.

A Ecopetrol busca alavancar sua expertise em campos terrestres na Colômbia para expandir no Brasil, que é o maior produtor de petróleo da América Latina. “A Petrobras e outras grandes petrolíferas têm se concentrado em megacampos em águas profundas, e há oportunidades de expansão da produção em áreas terrestres que têm sido negligenciadas”, disse Martínez. Ele espera que a demanda por gás natural cresça como fonte de eletricidade para projetos como os de data centers. A estatal Ecopetrol está disposta a assumir riscos de exploração em regiões petrolíferas como os polos Potiguar e Recôncavo, no Nordeste do Brasil.

As duas empresas já trabalham juntas na maior descoberta de gás natural offshore da Colômbia. O projeto Sirius pode triplicar as reservas colombianas se o depósito for comercialmente viável, potencialmente aliviando a escassez do país. A Petrobras é a operadora. Um programa de desinvestimento na gestão anterior da Petrobras deu às petroleiras brasileiras e estrangeiras a oportunidade de comprar campos em terra onde a estatal considerava de baixa prioridade.

A Ecopetrol está buscando fusões e aquisições com estas empresas para expandir suas reservas e a produção. A empresa também planeja participar de futuras rodadas de licitação onshore. “Bons negócios sempre arranjam dinheiro”, disse Martínez. A produção de petróleo e gás natural no setor onshore do Brasil começou a declinar no início dos anos 2000 e bateu na mínima de 206.792 barris de óleo por dia em 2022, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A agência espera que a produção cresça após a aquisição de ativos da Petrobras por novos operadores. A Ecopetrol está no Brasil há quase 20 anos e tem participações minoritárias nos projetos de águas profundas Gato do Mato e Santos Sul, onde a Shell é a operadora.(InvestNews)

Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobras

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.