RUI COSTA APROVA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL ORTOPÉDICO

RUI COSTA APROVA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL ORTOPÉDICO

O governador da Bahia, Rui Costa, assinou, nesta segunda-feira (10), a ordem de serviço para implantação do novo Hospital Ortopédico da Bahia (Hoba) e do Centro Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceinfor), que funcionarão no bairro do Cabula.

As duas unidades funcionarão na Rua Silveira Martins, Cabula, onde antes funcionava uma empresa da área de telefonia. O espaço tem cerca de 80 mil metros quadrados e passará por obras de construção de novos prédios e reforma e ampliação de estruturas já existentes.

O Hoba será gerido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Já o Ceinfor terá gestão da Secretaria da Educação do Estado (SEC). O investimento nas duas obras é da ordem de R$ 250 milhões, entre edificações e equipamentos.

Segundo Rui Costa, o Hoba será o maior hospital ortopédico do país. “Espero que possamos reproduzir essa filosofia em outras unidades de saúde do Estado, que é a integração maior, que vejo em outros países como Alemanha e República Tcheca, entre as universidades, os institutos de pesquisa e as unidades de assistência”.

O Hoba vai ocupar uma área de 45 mil metros quadrados, com oferta de 212 leitos, sendo 20 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica. A unidade poderá realizar atendimentos adultos e pediátricos de média e alta complexidade, em áreas como traumatologia, ortopedia, transplante e medicina desportiva.

Segundo a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, o hospital será de referência de alta tecnologia para traumatologia e ortopedia. Terá também um grande ambulatório de reabilitação de pessoas, muito centrado também na medicina desportiva.

“Então, atletas de alto impacto e menores poderão fazer a recuperação aqui. Também haverá um centro de transplante de tecido neuromuscular, como transplante de tendão, ósseo ou muscular. Ele vai estar ligado a todo sistema nacional de transplante e também com o instituto de traumatologia e ortopedia. Então, trará um impacto positivo na assistência e na reabilitação. Portanto, estamos iniciando um grande empreendimento, o maior hospital [da área] no Brasil”, afirmou.

No Ceinfor, será implantada uma unidade escolar voltada para a formação de estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio em Tempo Integral e Educação Profissional. Entre os cursos técnicos que deverão ser ofertados no complexo estão análises clínicas, enfermagem, farmácia, massoterapia, nutrição e dietética, radiologia, saúde bucal e vigilância em saúde.

O projeto inicial prevê a ampliação do atendimento educacional realizado atualmente em duas escolas da região: a Escola Estadual Polivalente do Cabula (Mãe Stella) e a Escola Estadual Visconde de Itaparica.

No total, oito edificações serão construídas ou adaptadas. Inicialmente, espera-se ofertar cerca de 3 mil matrículas na primeira fase do projeto, ampliando progressivamente. Está prevista ainda a construção de estruturas de práticas esportivas como quadra coberta, campo society, pista de atletismo e arena de lutas.

Foto: Fernando Vivas | GovBA